Brasil, 19 de Agosto de 2019

AquaRio recebe o selo “Friend of the Sea”

• Escrito ou enviado por  Vanessa Rodrigues
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Atração é o primeiro aquário do mundo a ganhar certificação em sustentabilidade marinha

Desde sua abertura, o Aquário Marinho do Rio sempre teve a constante preocupação em deixar um legado positivo para a natureza e para seus visitantes. Como resultado desse foco voltado para a conservação dos oceanos, o AquaRio recebeu na manhã desta quinta (28), o selo “Friend of the Sea” das mãos de Paolo Bray, fundador e diretor-executivo da instituição, que veio especialmente da Itália para isto.

O “Friend of the Sea” é uma importante certificação internacional que atesta produtos e instituições que prezam e trabalham pela sustentabilidade marinha. Durante dois meses, o AquaRio passou por uma rigorosa auditoria e após ter confirmado vários requisitos, recebeu a honraria.

— O AquaRio é um exemplo mundial de bom aquário e bons aquários são fundamentais na conservação do ecossistema marinho. Estamos sempre focados nas melhores soluções de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente — diz Marcelo Szpilman, biólogo marinho e diretor-presidente do AquaRio.

O porquê do prêmio

A responsabilidade com o meio ambiente é um cuidado do AquaRio, por isso, todos os animais em exposição nos tanques obedecem à legislação vigente. A atração oferece total tranquilidade aos visitantes e à sociedade de que se trata de um aquário que respeita a vida e o bem-estar dos animais, tanto que ano passado foi a 1ª instituição no Brasil a receber a certificação de bem-estar animal;

Além disso, o AquaRio constantemente promove campanhas de conscientização para conservação da biodiversidade marinha para todas as pessoas que passam pelo circuito de visitação todos os anos. Em 2018, o lançou a “Campanha Nacional de Consumo Responsável dos Recursos Pesqueiros” que informou à população sobre quais espécies de peixes e crustáceos devem ter o consumo evitado, a fim de amenizar o problema da pesca predatória;

A atração mantém seu próprio Centro de Pesquisa Científica. Vinte e seis pesquisas cientificas inéditas estão em andamento em parceria com as principais universidades do país (UFRJ, UERJ, UFF, USU e UCB). Um desses trabalhos, sobre o uso de probióticos como forma de deter o processo de branqueamento de corais, já foi publicado em revistas renomadas de microbiologia e se tornou referência pelo pioneirismo e caráter inovador, atraindo pesquisadores de todo mundo ao Rio de Janeiro. Recentemente, levou o prêmio Out of the Blue Box, concedido pela Fundação Grande Barreira de Corais, da Austrália, na categoria “Escolha Popular”;

O equipamento também possui eficiência energética, graças ao maior projeto de energia solar do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 2 mil painéis fotovoltaicos instalados no telhado da atração, ocupando uma área de 6.000 metros quadrados — o equivalente a um campo de futebol —, que geram cerca de 77 mil kWh de energia limpa por mês. A eletricidade produzida, correspondente ao consumo mensal de 500 residências brasileiras, representa cerca de 30% da energia consumida mensalmente pelo AquaRio. O sistema de energia renovável evita a emissão de 320 toneladas de gás carbônico para o ambiente a cada ano.

Sobre o selo Friend of the Sea

A “Friend of the Sea” é uma reconhecida entidade privada internacional com dez anos de atuação, cuja missão é promover o uso sustentável dos oceanos. Pioneira na certificação de produtos de pesca e aquicultura sustentável, o selo “Friend of the sea” está presente em 65 países, incluindo o Brasil, com 770 empresas certificadas com 3 mil produtos de origem da pesca e aquicultura e 150 espécies comercial. Hoje, o selo é a principal referência internacional para produtores de salmão, camarão, sardinhas e atuns enlatados, óleo de peixe, ração para peixes e suplementos de Ômega-3.

Na ampliação do escopo do selo, como inclusão de transporte naval, observação de baleias e golfinhos, peixes ornamentais, algas marinhas e cremes de proteção UB, os aquários marinhos serão, a partir de 2019, mais um alvo da certificação.

Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio)

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h (com entrada no circuito até 17h)

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS