Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

4 Dicas para quem quer ser um cuidador

Entre 2007 e 2017, os cuidadores de idosos cresceram quase 550%, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego

A profissão de cuidador de idosos está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, entre 2007 e 2017, a ocupação passou de 5.263 para 34.051 profissionais empregados — um aumento expressivo de quase 550%. Isso pode ser um reflexo do crescimento da população idosa. De acordo com IBGE, a projeção é que o número de pessoas com mais de 60 anos chegue a 40 milhões em 2030.

Para ajudar quem está pensando em investir na profissão de cuidador, Francislaine Maciel, coordenadora pedagógica do CEBRAC, Centro Brasileiro de Cursos, dá algumas dicas. Confira abaixo!

Invista na profissionalização

Por onde eu começo? Essa é uma pergunta muito comum entre os interessados na profissão de cuidador. Quem deseja investir na área precisa atender às necessidades dos pacientes que envolvem cuidados físicos e psíquicos, além de desenvolver atividades recreativas com o objetivo de cuidar melhor das pessoas. Por isso, é recomendado que o profissional busque conteúdos que possam fornecer as ferramentas necessárias para esse trabalho.

"O curso de cuidador do CEBRAC contempla em suas aulas todos os conhecimentos sobre a profissão, noções de enfermagem, saúde e seus cuidados e atividades físicas", diz a coordenadora. A instituição também proporciona práticas assistidas, que são atividades extracurriculares, realizadas em entidades sociais direcionadas às pessoas dependentes de atenção especial.

Fique atento à contratação

Quando for procurar um trabalho, o cuidador também tem que estar atento aos seus direitos. "Como a profissão ainda não está regulamentada, o erro mais comum do empregador é não realizar um contrato formal. É preciso detalhar as atividades e funções, bem como a jornada de trabalho", diz Francislaine.

Seja consciente de suas responsabilidades

Cuidar da higiene, alimentação, saúde, bem-estar das pessoas dependentes é uma das principais funções do cuidador. No entanto, suas tarefas vão além disso. É necessário também ficar atento aos aspectos que cabem ao relacionamento interpessoal, segurança domiciliar, prevenção da violência e maus-tratos, cuidados com administração de medicamentos e preocupação com o quarto do paciente. "A empatia para entender as necessidades deles também não pode faltar", afirma a coordenadora.

Cuidador não é só de idosos!

No CEBRAC, o curso de cuidador é voltado não só para o atendimento ao idoso, mas também capacite os profissionais a lidarem com crianças e pessoas com necessidades especiais, visando melhorar seu bem-estar físico, psíquico, social, legal e cultural.

Sobre o CEBRAC
O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora. É a pioneira a utilizar Realidade Virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula.
O CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil no segmento: em 2017 foi octacampeã 5 Estrelas do prêmio Melhor Franquia do Brasil pela revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios" e também conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira Franchising (ABF) pela 10ª vez consecutiva. Figura entre as 100 PMEs que mais crescem no Brasil na pesquisa da Deloitte com a Revista Exame e recebeu o troféu Top 25 do Franchising Brasileiro do Instituto Bittencourt.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::