Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Cães recebem homenagem no interior de Minas pelo trabalho em Brumadinho

A cerimônia realizada pelo Hospital Veterinário de Uberaba também agraciou militares e cães doadores de sangue

Três cães de busca do 8º Batalhão dos Bombeiros em Uberaba (MG) foram homenageados, nesta terça-feira (26), com medalhas e certificados de honra ao mérito pelos trabalhos de resgates de vítimas na tragédia de Brumadinho (MG). A solenidade foi organizada pelo Hospital Veterinário (HVU) da cidade em parceria com alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba (Uniube). Na ocasião, dezenas de cães da Polícia Militar (PM) e Penitenciária Aloísio Inácio Oliveira também foram agraciados por serem doadores de sangue.

Essa foi a primeira homenagem registrada em Minas Gerais a cães de busca que atuaram em Brumadinho após o rompimento da barragem. Santa, da raça labrador, Agnes e Angel, da raça pastor belga de Malinois, revezaram-se no trabalho de resgate. Na cerimônia, elas e os militares-condutores foram recebidos com tapete vermelho e salva de palmas. As heroínas de quatro patas ainda ganharam bolo de carne, além das medalhas e certificados.

“Esses cães dos Bombeiros estão fazendo um trabalho muito nobre de resgate. Nós desejamos que a sociedade saiba da importância desses animais, ajudando outros animais e também os seres humanos no resgate e na defesa. Portanto, é uma homenagem singela que o Hospital Veterinário de Uberaba faz juntamente com os alunos e médicos veterinários a esses nobres heróis caninos”, justificou o médico veterinário e gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

A solenidade ainda agraciou outros 23 cães dos Bombeiros, PM e Penitenciária da cidade, que são voluntários do HVU e auxiliam na doação de sangue. Os animais receberam cuidados médicos, como avaliação clínica, aplicação de vacina, carrapaticidas e microchipagem. “Todos os cães são parceiros nossos na doação de sangue. Eles são ótimos doadores para outros animais que ficam doentes, porque podem ajudar até quatro cães, ou seja, é muito importante isso”, ressaltou Yudi.

O capitão da Polícia Militar, Ricardo Dolinski, destacou a parceria do Hospital com o Canil da Polícia em Uberaba. “Nós, como policiais militares que estamos aqui hoje, nos sentimos muito honrados com a homenagem que o Hospital Veterinário proporcionou, porque a Polícia Militar e o hospital são parceiros. Os cães fazem doação de sangue e, em contrapartida, nós temos todo esse aparato de vacinação e de cuidados que o cão exige para que ele não tenha doença. Para nós, é de suma importância. Tanto os policiais quanto os cães se sentem muito honrados com essa homenagem”, destacou.

O segundo tenente dos Bombeiros, Davi Suzano, reconheceu a importância da parceria do HVU e do batalhão. “Na realidade, a gente que queria homenagear o Hospital Veterinário. Os médicos veterinários cuidam da saúde dos nossos cães, temos uma parceria de longa data já nesse trato, vacinação, cuidado, medicação e cirurgia. Inclusive, tem uma cadela nossa, a Chase, que teve um problema de útero e teve que fazer uma cirurgia. Agora ela já está voltando a trabalhar. Então, essa parceria é muito importante. Sem o Hospital Veterinário, provavelmente, a gente não estaria na condição que o Canil está hoje, oferecendo esse trabalho para todo o Estado”, disse.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Uberaba também participaram da homenagem e fizeram a entrega das medalhas e certificados aos cães e condutores. “Eu acho que para a parte acadêmica é um incentivo para nós. Podemos ver o quão importante o animal ser doador, e mostrar para o proprietário essa importância e a gratificação de poder doar e salvar vidas. Uma maneira de fazer isso é através dos militares, que todo mundo tem como exemplo”, finalizou a estudante do 9º período do curso, Ana Cristina Vieira Abraão.

Notícias ::