Brasil, 21 de Abril de 2019

+ F O N T E -

BRF adota novo sistema de energia em fábrica do oriente médio

Iniciativa vai gerar uma economia anual de US$ 340 mil e reduzir a emissão de CO2 em cerca de 1.800 toneladas em igual período; Estudo em andamento visa replicar projeto

A fábrica da BRF nos Emirados Árabes Unidos, a primeira de Abu Dhabi a produzir alimentos à base de proteína animal em larga escala, implementou no primeiro trimestre do ano um novo sistema de energia calcado no conceito de indústria 4.0. Além do benefício financeiro, que vai gerar uma economia na ordem de US$ 340 mil ao ano, a iniciativa vai trazer um ganho ambiental considerável à unidade, já que vai reduzir a emissão anual de CO2 em cerca de 1.800 toneladas.

De acordo com Giovani Pelliza, gerente industrial de fábrica de Abu Dhabi, a adoção do novo sistema de energia vai gerar uma economia de mais de 4.000 gigawatts/ano, equivalente para abastecer 4.500 casas de médio porte. No médio e longo prazo, outras fábricas da BRF no Brasil e no exterior devem adotar a nova tecnologia. “Já iniciamos um estudo de viabilidade junto a Crowley Carbon, empresa parceira neste projeto, para implementar o mesmo sistema na Turquia”, ressalta Giovani.

A fábrica da BRF em Abu Dhabi tem pouco mais de quatro anos, portanto, trata-se de uma unidade relativamente nova e uma das mais modernas da companhia. “Não por isso deixamos de avaliar novos projetos para aperfeiçoar os nossos processos, gerando ganhos financeiros, ambientais e de gestão”, enfatiza Giovani. “Outras empresas instaladas em Abu Dhabi já utilizam esse sistema, porém, a BRF é a primeira do setor de alimentos, fato que reforça o nosso pioneirismo”, completa o executivo.

O novo sistema de energia ficará instalado em um servidor virtual na estrutura de tecnologia da unidade. "De lá, o servidor vai coordenar todos os painéis de controle da fábrica”, explica Egídio Nascimento, coordenador de engenharia que acompanhou toda a implementação do sistema. “Iniciamos a implementação do novo sistema em fevereiro e, agora, vamos começar a colher os primeiros resultados”, conclui Egídio.

Sobre a fábrica de Abu Dhabi

A fábrica da BRF em Abu Dhabi foi inaugurada em 2014 e, atualmente, emprega mais 530 pessoas. Lá são produzidos hambúrgueres, salsichas, peito de frango marinado, empanados de frango e cortes especiais de frango. Os produtos são comercializados sob as marcas Sadia, Hilal e Perdix - com matéria-prima proveniente do Brasil. Além de atender a demanda proveniente dos Emirados Árabes Unidos, a unidade também exporta para outros países, entre eles, Arábia Saudita, Omã e Kuwait.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::