Brasil, 24 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Quanto tempo devo esperar entre a aplicação de um cosmético facial e outro?

cremes cremes

Dermatologista aponta qual o intervalo de tempo que os produtos voltados para o cuidado da pele do rosto precisam para serem completamente absorvidos pelo tecido cutâneo.

Nos dias de hoje a preocupação com a beleza vem aumentando cada vez mais, principalmente quando se fala sobre a qualidade da pele. Logo, são muitos os produtos usados para manter a pele bonita e saudável, indo desde cosméticos para limpeza até cremes antienvelhecimento e fotoprotetores. Porém, na hora de utilizar tantos produtos, mesmo que você já saiba a ordem correta de aplicação, sempre surge a dúvida: é preciso esperar entre o uso de um cosmético e outro? “Os cosméticos de hoje em dia possuem formulações pensadas para serem aplicadas em camadas. Porém, apesar de não existirem evidências de que a espera entre aplicações maximize a eficácia dos produtos, o ideal é aguardar até que o primeiro cosmético seque completamente antes de utilizar o próximo”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Isso por que, de acordo com a especialista, os produtos precisam de um tempo para serem absorvidos corretamente pela pele. “É difícil apontar um período específico, mas você deve esperar até sentir o cosmético bem seco na pele, o que geralmente leva de 30 a 60 segundos”, recomenda. Mas, segundo a médica, não adianta colocar um temporizador, já que o tempo que leva para um produto ser completamente absorvido pelo tecido pode variar dependendo de diversos fatores. “Um destes fatores é a qualidade do cosmético. Quanto melhor a qualidade de um produto, melhor, e consequentemente mais rápida, será sua absorção pela pele”, destaca.

Outro fator que pode influenciar no tempo de espera entre a aplicação dos cosméticos é o tipo de produto que está sendo utilizado. Por exemplo, você sempre deve aplicar o protetor solar como o último passo na sua rotina de beleza e apenas depois que todos os outros cosméticos aplicados anteriormente estejam bem secos sobre a pele. Isso por que, se misturado com outros produtos, o fotoprotetor acaba sendo diluído e, portanto, torna-se menos eficaz. “Além disso, após a aplicação do filtro solar, é importante que você espere alguns minutos antes de começar a se maquiar para garantir que o produto seja completamente absorvido”, afirma a dermatologista. “Outro tipo de produto que você deve esperar um tempo a mais após aplicá-lo são as medicações tópicas, como aquelas voltadas para o tratamento de acne, já que possuem uma grande quantidade de ingredientes ativos que demoram mais para serem absorvidos pela pele.”

Entretanto, a especialista ressalta que mais importante que o tempo entre os cosméticos é a ordem de aplicação, que deve começar com a limpeza e a tonificação da pele seguida pela aplicação dos séruns, loções e cremes, sempre indo dos produtos de apresentação mais líquida para os mais consistentes, na seguinte sequência: loções, séruns, cremes e máscaras. “Esta ordem deve ser seguida pois quanto mais fluído o veículo é, maior sua capacidade de concentração de princípios ativos”, completa. Por fim, aplica-se o filtro solar

Mas para aqueles que preferem praticidade e não querem se preocupar com ordem de aplicação ou tempo de espera entre os cosméticos, o ideal é optar por cosméticos multifuncionais. “Para quem tem o ritmo de vida muito corrido, os produtos multifuncionais são ótimos. Por exemplo, pode-se realizar a limpeza do rosto com uma água micelar que já possui função de tonificação e depois passar um produto que possua ação hidratante, antienvelhecimento, fotoprotetora e ainda contenha cor. Tudo isso em um único cosmético”, explica a Dra. Claudia Marçal. “Porém o mais importante é que você consulte regularmente um dermatologista. Apenas ele poderá avaliar e dizer quais produtos são ideais para cada tipo de pele e como devem ser utilizados em cada caso.”

Fonte: DRA. CLAUDIA MARÇAL - É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::