Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Pesquisa da Kantar revela o impacto do digital na compra de produtos para cuidados pessoais

Resultado demonstra que a influência digital chega a 31%

Não é novidade que a internet já reformulou nossos hábitos e comportamentos, pois estamos interagindo com o ambiente digital como parte de nossas vidas. No que diz respeito à penetração de usuários de internet*, os brasileiros aparecem com 71%, em comparação à média de 55% do público mundial.

A pesquisa Connected Life, da Kantar, detectou que existe um gap de 31% na compra da categoria de cuidados pessoais no ambiente online. O estudo revela que 59% dos internautas brasileiros pesquisam mais de uma vez por semana por produtos neste segmento, sendo que 28%, efetivamente, compram no online, o que demonstra uma quantidade expressiva de possíveis clientes no e-commerce.

Por outro lado, considerando que a influência digital cresce de forma rápida, ela também influencia a compra off-line, uma vez que muitas pessoas pesquisam no online o que vão comprar na loja física. “Por mais que a compra online ainda seja pequena, a presença no ambiente digital, com campanhas, nas redes sociais ou mesmo no e-commerce, são fundamentais para todas as marcas, já que esta exerce grande impacto na compra, independentemente de onde ela é finalizada (online ou off-line)”, explica Luciana Piedemonte, diretora de Marca e Commerce da Kantar.

O estudo ainda detalha o gap potencial das subcategorias dentro de cuidados pessoais, como: cosmético (32%), perfume (33%), cuidado facial (36%), pele (40%) e cabelo (44%).

Analisando um pouco mais a categoria de cuidados com o cabelo, vemos uma enorme gama de touchpoints com este consumidor cada vez mais conectado. São em média 21 pontos de contato, sendo apensas ¼ deles no ambiente digital, assim as marcas de produtos para o cabelo têm muitas oportunidades para influenciar o shopper em momentos diferentes da jornada de compra, o que torna complexo a definição de onde focar esforço e investimento para influenciar esse comprador. “As consumidoras têm uma grande interação com essa categoria, tanto antes quanto no momento da compra são 3 x mais pontos de contato do que a categoria de refrigerante”.

Diante deste panorama, é importante que as marcas saibam executar bem no digital de forma diferente em cada caso, ou segmento, utilizando de dados de insights para entender as necessidades e motivações dos seus consumidores, dependendo do produto que estão buscando, para utilizarem cada plataforma de compra, seja ela física ou digital.

*Source: https://www.internetworldstats.com/stats.htm | Metric: Penetration (% Population)

Sobre Connected Life

Connected Life é o estudo anual de Kantar sobre comportamento digital, que conduz entrevistas quantitativas com 70 mil consumidores em 56 países e mais de 100 entrevistas qualitativas, em 12 países. O trabalho de campo foi realizado de maio a agosto de 2017. O conteúdo do estudo inclui: consumo de mídia, infra-estrutura de dispositivos, atividades digitais, compra (on-line e off-line), perfis de entrevistados, pontos de contato de engajamento da marca, drivers do comércio eletrônico, mergulho profundo em redes sociais e atitudes em relação às marcas e tecnologia.

SOBRE A KANTAR: A Kantar é a empresa líder em dados, insights e consultoria em todo o mundo. A empresa funciona em todo o espectro de pesquisa e disciplina de consultoria. Suas marcas especializadas empregam mais de 30.000 pessoas, fornecem insights inspiradores e estratégias de negócios para empresas e governos em mais de 100 países. A Kantar faz parte do Grupo WPP e seus serviços são utilizados ​​por mais da metade das empresas da Fortune 500. Para obter mais informações, visite-nos: www.kantar.com. Twitter: Facebook: LinkedIn

Notícias ::