Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Biodiversidade do Recife de Fora será registrada no Concurso Coral Vivo de Foto Sub

Essa foto faturou ouro no Campeonato Brasileiro 2013 Essa foto faturou ouro no Campeonato Brasileiro 2013 Crédito: Athila Bertoncini

Auge do branqueamento de corais em ano de El Niño será a categoria temática da competição em Porto Seguro (BA)

Vinte fotógrafos, incluindo os mais importantes nomes da fotografia subaquática nacional, e suas duplas irão em busca dos melhores registros da vida marinha no Parque Natural Municipal do Recife de Fora, em Porto Seguro (BA). Trata-se de uma das áreas de maior biodiversidade do Atlântico Sul, sendo uma das prioridades do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Realizado no auge dos efeitos do El Niño, o Concurso Coral Vivo de Foto Sub terá como categoria de fotografia temática o branqueamento de corais, fenômeno mundial que tem ameaçado a existência dos recifes de coral e que está relacionado ao aumento anormal da temperatura dos mares. Irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de março.

“A fotografia documental é uma ferramenta poderosa para a conservação. Por estabelecer uma comunicação imediata com o público, pode sensibilizar e produzir mudança em valores e atitudes”, avalia o coordenador do Concurso Coral Vivo de Foto Sub, o oceanógrafo Áthila Bertoncini, que é bi-campeão nacional de Foto Sub. Ele destaca que os fotógrafos, em busca das imagens que melhor representem o branqueamento de corais, contribuirão com a pesquisa científica atuando também como cientistas cidadãos.

“Inserimos a realização desse concurso no nosso atual patrocínio da Petrobras para o registro artístico dessa importante unidade de conservação, que é o recife modelo em nossa atividade científica, envolvendo 14 universidades e institutos de pesquisa”, completa a coordenadora de Comunicação e Sensibilização do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Ela destaca que as pessoas somente conservam o que conhecem, e uma seleção dessas fotografias irá compor um e-book informativo, que será oferecido gratuitamente no site www.coralvivo.org.br após a competição.

O Concurso Coral Vivo de Foto Sub será realizado em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub), o Projeto Meros do Brasil e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Seguro. “Essa parceria é pioneira para a fotografia subaquática no Brasil e incentiva os fotógrafos a se empenharem a produzir belas imagens para o trabalho de sensibilização desses projetos importantes para a conservação da vida marinha”, avalia a diretora de Comunicação da Abisub, Flávia Mergulhão. É a primeira vez que ocorre esse tipo de competição na Costa do Descobrimento. Áthila Bertoncini, que também coordena o Programa de Foto-Identificação do Projeto Meros do Brasil, ressalta a importância desse tipo de parceira, exemplificando como o envio de registros do peixe mero (Epinephelus itajara) pelos fotógrafos tem auxiliado na identificação dessa espécie ameaçada de extinção ao longo da costa brasileira, e que tem pesca proibida em todo território nacional.

Espécies do PAN nos troféus

Assinados pelo designer Henrique Canella, os troféus estão esculpidos em madeira de demolição e de descarte. Eles estão no formato de espécies ameaçadas de peixes, contempladas no PAN Corais: o grama (Gramma brasiliensis), o peixe donzela-azul (Microspathodon chrysurus), e o peixe-papagaio-azul (Scarus trispinosus). Além de medalhas, serão oferecidos equipamentos de mergulho como premiação para os participantes. Essa será a maior premiação que a Foto Sub Nacional já presenciou, segundo os organizadores. Esse Concurso conta com o apoio do Arraial d’Ajuda Eco Resort.

O que é branqueamento de corais?

Uma das principais causas do branqueamento é o aumento de temperatura da água do mar. Em anos de ocorrência do fenômeno climático El Niño as águas do mar ficam ainda mais aquecidas. Esse estresse gera a expulsão das microalgas simbiontes – chamadas de zooxantelas – do interior do coral. São elas que dão cor ao tecido quase transparente do coral, que tem o esqueleto calcário branco, assim como os ossos de humanos. Quanto mais intenso e duradouro for o evento estressante, maior é a chance da colônia de coral adoecer e morrer, porque dependem dessas microalgas para viver. Cabe destacar que os recifes de coral são ambientes frágeis, que abrigam rica biodiversidade marinha, podendo ser comparados às florestas tropicais para a manutenção da vida na Terra.

Sobre o Recife de Fora em Porto Seguro

A Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro (BA) é o órgão gestor do Parque Natural Municipal do Recife de Fora. Ele foi criado em 1997, tem 17,5km², e fica a 5 milhas náuticas da costa. Essa unidade de conservação tem visitação diária limitada a 400 pessoas em trecho específico, tendo o restante da área protegida.

Sobre a Abisub

A Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (Abisub) tem como proposta integrar fotógrafos de todo país promovendo eventos estaduais e nacionais de fotografia e videografia subaquática com intuito de compartilhar experiências e conhecimento entre fotógrafos de vários níveis de habilidades, dos mais experientes aos que querem iniciar no universo das imagens subaquáticas.

Sobre o Projeto Coral Vivo

O Projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e sustentabilidade socioambiental dos ambientes coralíneos do Brasil. É realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa, e é o coordenador executivo do PAN Corais, que engloba 18 áreas do MA a SC e 52 espécies ameaçadas de extinção: peixes e invertebrados. Tem base e centro de visitantes no Arraial d'Ajuda Eco Parque,em Porto Seguro (BA). O Coral Vivo integra a Rede Biomar, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Tamar, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Coral Vivo tem o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Sobre o Projeto Meros do Brasil

O Projeto Meros do Brasil atua em âmbito nacional para a conservação dos meros (Epinephelus itajara) e dos ambientes marinhos e costeiros associados. O Projeto desenvolve ações de pesquisa, educação e comunicação ambiental por meio de uma rede de colaboração que envolve 60 instituições governamentais, ONGs e a sociedade civil. É patrocinado pela Petrobras e está presente em nove estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Pará. Atualmente, os meros são tidos como um símbolo de conservação e proteção marinha no país.

Anote

Concurso Coral Vivo de Foto Sub

Dias 21 e 23 de março, no Recife de Fora, em Porto Seguro (BA), com a categoria de fotografia temática: o branqueamento de corais em ano de El Niño.

Acompanhe os bastidores e o resultado nas redes sociais: www.fb.com/coralvivo e www.instagram.com/projetocoralvivo. O e-book estará na seção Publicações do site www.coralvivo.org.br.

Notícias ::