Brasil, 20 de Janeiro de 2020

Youtuber Tathi Piancastelli grava vídeo sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down

Na quinta-feira, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para tirar dúvidas da população, a Youtuber Tathi Piancastelli gravou um vídeo divertido falando como é conviver com a síndrome na sociedade atual. “Conheça uma pessoa com a síndrome de down e descubra o que ela é capaz. Isso é inclusão. Ter informação diminui o preconceito”, conta. Para conferir o vídeo na íntegra, acesse

Tathi resolveu gravar vários vídeos e colocar no seu canal do Youtube (@tathipiancastelli) para ajudar a população a conhecer melhor a trissomia do par 21. “Síndrome de Down não é doença e também não se fala a palavra portador, se fala pessoa”, continua. O canal tem vídeos direcionados aos familiares e amigos de pessoas com Síndrome de Down, aos jornalistas que cobrem saúde e comportamento, aos professores e demais profissionais interessados no assunto.

Nascida em São Paulo, Tathi é atriz, escritora, modelo, palestrante, apresentadora, e representante social do Instituto MetaSocial (responsável pela campanha Ser Diferente é Normal). Ela foi a primeira pessoa com Síndrome de Down do mundo a receber um visto de Habilidades Extraordinária nos EUA.

Entre seus feitos, escreveu e protagonizou a peça “Menina dos Meus Olhos”. Produzida por Nettles Artists Collective, Menina dos Meus Olhos (Apple of My Eyes) foi encenada em Nova York por cinco noites (http://vimeo.com/85319729). A peça foi apresentada em 2016 na UNICEF/NYC à convite da ONU e em Miami no XXX FITH (Festival Internacional de Teatro Hispano em Miami). Tathi ganhou o Brazilian Press Award 2017 – Sua peça foi considerada o melhor espetáculo brasileiro apresentado nos EUA.

A peça ganhou uma versão para cinema e o diretor Fábio Costa Prado venceu o edital de Desenvolvimento de Roteiro do Ministério da Cultura, derrotando outros 1.200 projetos. Em 2019, o filme entra em fase de capitação de produção.

No Brasil, ela inspirou o cartunista Mauricio de Sousa a criar a personagem Tati, que tem Síndrome de Down. Recentemente, participou da Expedição XXI reality Show divulgado no Fantástico. Também foi atriz da web série Geração 21 e Cromossoma 21.

Outros destaques

✓ Modelo exclusiva da exposição Inside Out apresentada na ONU - NYC e Miami
✓ Modelo fotográfica da empresa Inoar
✓ Como autodefensora, Tathi participa de diversos eventos. Discursou na ONU em NY (2010, 2013 e 2017) representando o Brasil no Dia Internacional da Síndrome de Down, além de palestrar em empresas pelo Brasil falando sobre empoderamento e auto determinação. Em outubro de 2017, palestrou no Paraná na empresa Atlas Schindler e em eventos em São Paulo, Santa Catarina e Alagoas.
✓ O programa Ser Diferente (YouTube) tem por objetivo compartilhar a vida de Tathi como uma jovem comum que sonha como qualquer outra pessoa. O programa apresenta conteúdo de lifestyle, entretenimento, pontos turísticos e curiosidades.
✓ Participa voluntariamente no Instituto MetaSocial, responsável pela campanha Ser Diferente é Normal.
✓ Foi alvo de diversas matérias jornalísticas para mostrar sua rotina de inclusão no trabalho e sobre seu perfil protagonista.
✓ Fez participações nos comerciais institucionais de fim de ano da Rede Globo de Televisão e EPTV (afiliada em Campinas-SP).
✓ Fez intercâmbio por algumas semanas em Portugal (2007) e estágio na produtora VideoBase em Campinas, SP (Dez/2014- Fev/2015 /2016 e 2017).

Publicidade

Notícias ::