Brasil, 22 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

4 tendências para setor alimentício em 2019

Perspectivas de crescimento econômico e gosto do brasileiro por uma gastronomia diversificada, trazem previsões positivas para a área

Por Michel Machado, Country Head da Subway Brasil

2019 é um ano que começa com boas expectativas para a indústria alimentícia. Depois de períodos difíceis por conta da recessão econômica, o setor está otimista para os próximos meses. Dados do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, mostram que a previsão de crescimento da economia em 2019 subiu de 2,53% para 2,55% e a estimativa de investimentos estrangeiros no país avançou de US$ 77,20 bilhões para US$ 80 bilhões. Os analistas das instituições financeiras também preveem queda do desemprego, alta do PIB, redução de juros e controle da inflação, o que deve resultar em melhoria nos negócios, maior confiança dos empresários e aumento do consumo.

Além de uma boa expectativa econômica para todos os mercados, na indústria de alimentos temos visto que nos últimos anos a variedade culinária tem crescido muito democraticamente. Há uma grande diversidade de restaurantes e a explosão dos aplicativos de delivery tem tornado as refeições cada vez mais variadas , já que não é mais necessário desembolsar muito dinheiro para ter acesso a pratos diferentes e de boa qualidade.

Com o cenário econômico favorável somado ao apetite do público brasileiro por novidades na gastronomia esperamos ter um 2019 positivo, mas é importante lembrar que é preciso estar preparado para atuar em um mercado que ganha cada vez mais competidores. Por isso listei abaixo quatro tendências para quem já é do setor, ou está pensando em entrar para o ramo da alimentação, ficar atento em 2019:

1 – Aposte em lanches nutritivos e personalizados

Os lanches feitos entre as refeições já foram sinônimo de comida calórica e pouco nutritiva. Com o ritmo de vida acelerado, se tornou uma refeição importante na vida dos brasileiros e esta mudança de comportamento não passou desapercebida pelas empresas, que buscam cada vez mais aliar saúde à sabor. A indústria também vem investindo na personalização, que permite ao cliente montar uma refeição do jeito que quiser, seja com seus alimentos favoritos ou com aqueles mais adequados à sua dieta. As empresas que investirem na dupla saúde com personalização terão grandes chances de sucesso em 2019.

2 – Mantenha o frescor à mesa

O verão dura apenas três meses, mas os sabores típicos da estação não vão sair do cardápio do brasileiro. Saladas, drinks, sucos, vegetais, carnes brancas e leves vão continuar em alta durante o ano inteiro. Em um país tropical como Brasil, estes alimentos são a saída para quem busca refeições que garantam saciedade e bem-estar.

3 – Invista em embalagens ecológicas

As embalagens serão tão importantes quanto o conteúdo. Os consumidores estão conscientes do impacto ambiental causado pelo excesso de lixo e mais dispostos a consumir produtos de marcas que oferecem embalagens ecológicas, como as produzidas com materiais recicláveis, vidros reutilizáveis e compostos biodegradáveis. A indústria está empenhada em buscar soluções que causem menos danos ao meio ambiente e procura caminhos para reduzir ou substituir o uso de plástico em copos de refrigerantes, canudos, sacolas e embrulhos. Tudo isso ocorre numa ação cada vez mais sincronizada entre empresas, produtores de alimentos e consumidores.

4 – Adicione pratos étnicos ao cardápio

A troca de experiências entre quem produz alimentos, aqueles que os transformam na cozinha e consumidores está mais forte e evidente. Um dos principais resultados desse intercâmbio cultural é sentido no paladar e observado na expansão da culinária mundial, com os sabores de diferentes países crescendo além de suas fronteiras e caindo no gosto de apreciadores de comida em todo o mundo. A culinária Mexicana e Asiática são fortes tendências para 2019, seja nos restaurantes convencionais ou nas redes de fast-food. Este movimento que resulta em novas combinações de sabores é uma das apostas para agradar os clientes ávidos por novidades.

Sobre os restaurantes Subway®

A Subway® oferece uma alternativa para o fast food tradicional, servindo 7 milhões de sanduíches por dia. Os clientes escolhem entre 37 milhões de combinações de proteínas de qualidade, vegetais frescos e pão assado diariamente. A maior rede de restaurantes do mundo serve opções nutritivas e deliciosas em mais de 44.000 restaurantes em 113 países.

Fundada há mais de 52 anos pelo jovem Fred DeLuca, que tinha apenas 17 anos de idade, e por um amigo da família, o Dr. Peter Buck, a Subway® continua sendo uma empresa familiar que atualmente trabalha com mais de 21.000 franqueados dedicados em todo o mundo.

Subway® é uma marca registrada da Subway IP Inc.

Notícias ::