Brasil, 19 de Março de 2019

+ F O N T E -

Instituto Akatu celebra 18 anos de trabalho pelo consumo consciente

No dia C o p a do Consumidor, entidade comemora conquistas pelo consumo com melhor impacto e sua contribuição para promover o equilíbrio entre meio ambiente, sociedade e economia

No dia C o p a do Consumidor, que será celebrado nesta sexta-feira, 15/3, também será comemorado o aniversário de 18 anos de uma das mais tradicionais instituições brasileiras que contribuem para um futuro sustentável no Brasil e no mundo: o Instituto Akatu, uma organização sem fins lucrativos focada na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente e estilos mais sustentáveis de vida.

A sustentabilidade tem sido cada vez mais discutida pelas empresas, que buscam ser atuantes em uma transformação para preservar o futuro do planeta. Porém, para que essas ações tenham efetividade, é fundamental que os consumidores sejam conscientes de seu papel nessa nova economia. Foi com essa missão que o Instituto Akatu foi criado no ano de 2001, compartilhando conhecimento para que o consumidor passasse a agir como um importante agente de transformação, valorizando as ações de gestão das empresas e marcas em busca de um mundo melhor para as próximas gerações.

Quando o Akatu foi criado, o termo “consumo consciente” não existia. Hoje, é comum nas conversas das pessoas, na mídia em geral, mesmo internacionalmente, representando uma apropriação da importância da consciência no consumo e, mais recentemente, como uma qualidade de um capitalismo humanizado, tema do movimento do capitalismo consciente.

De 2001 para cá muitas coisas mudaram: a forma como as pessoas lidam com o consumo, tendo aumentado a percepção do poder contido na compra, no uso e no descarte de produtos ou serviços; a própria necessidade real de uma compra passou muitas vezes a ser questionada, além de ter aumentado muito a preocupação com desperdício de várias naturezas; a forma de as pessoas se alimentarem também vem mudando, com a consciência da saúde levando a um consumo mais consciente de alimentos; o compartilhamento de bens vem crescendo, levando vários setores a se preocuparem com a maior durabilidade de seus produtos; as novas gerações desenvolveram uma outra relação com o consumo, cada vez mais conscientes e preocupadas em impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade; as pessoas passaram a se relacionar de maneira diferente com empresas, marcas e serviços, buscando maior autenticidade nos discursos em relação à prática cotidiana e criando lealdade com as marcas cada vez mais em função dos valores expressos pelas ações das empresas; entre outras.

Contribuindo para provocar essas mudanças e sempre na vanguarda no que se refere à comunicação do tema do consumo consciente e de sua ligação com a sustentabilidade, o Akatu vem investindo, de modo contínuo e persistente, em ações de comunicação e de educação para a sensibilização e mobilização da sociedade na direção de uma transição acelerada para estilos mais sustentáveis de vida, inspirados em uma sociedade do bem-estar e viabilizados por modelos sustentáveis de produção e consumo. “Naturalmente, essas mudanças ocorreram por consequência da ação de um grande número de pessoas, organizações, empresas e governos. Mas não temos dúvida de que o Akatu colaborou de forma significativa nessa direção”, comenta Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

O Akatu - palavra que vem do tupi e significa semente boa e mundo melhor - esteve envolvido em momentos importantes dessa agenda com pesquisas e estudos fundamentais para fomentar melhores práticas: “Diferentemente do que muitos pensam, a proposta e o sentido de consumir de forma consciente não significa consumir menos, mas consumir com melhor impacto de forma a colaborar com o equilíbrio entre meio ambiente, sociedade e economia”, finaliza Mattar.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::