Brasil, 19 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

5 dicas para fazer sua própria horta caseira e agroecológica!

A agroecologista e professora do Namu Cursos Alessandra Nahra ensina que é possível fazer uma horta em qualquer lugar!

O Namu Cursos (https://namucursos.com.br/), primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, lançou uma novidade: o curso “Hortas Caseiras e Agroecológicas”. São 10 aulas de aproximadamente 30 minutos cada uma, que ensinam desde a montagem do canteiro até o momento certo para podar. O investimento é de 286 reais e também conta com uma apostila complementar. Nas aulas, a agroecologista Alessandra Nahra, professora do curso, ensina como plantar os próprios alimentos de maneira econômica e sustentável. Confira aqui algumas de suas dicas!

1º Passo: Veja onde há luz natural

Segundo Alessandra, o primeiro passo é encontrar um local onde haja bastante luz, “pode ser uma laje da casa, um quintal, uma varanda ou até mesmo o parapeito de uma janela, mas é importante ser um local que você passe todos os dias, para que consiga sempre ver a horta”, diz a professora.

2º Passo: Use recipientes para fazer canteiros

Um dos pontos a serem ressaltados em uma horta caseira é que não precisa ter terra no chão. “É possível usar praticamente qualquer recipiente: caixote de feira, baldes plásticos e caixas de isopor. Até gavetas de madeira podem virar canteiros”, explica.

3º Passo: Encontre a espécie mais adequada para plantar

Para Alessandra, é preciso utilizar o bom senso na hora de escolher o que plantar. “Não adianta plantar agrião se você ou ninguém da sua casa come este vegetal”. Além disso, é importante levar em conta a geografia do espaço que se tem disponível para a seleção. “Plantas como hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas de sol direto por dia. Ou seja, é preciso de um espaço que receba luz mais constante”, explica. "Mas não desanime se a sua casa não recebe tanta luz! Pesquise espécies mais resistentes e experimente".

4º Passo: Sempre cubra o solo com matéria orgânica

O solo precisa estar sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda. “Aquele que fica exposto perde a umidade. Além disso, a ação bactericida do sol atrapalha os microrganismos, responsáveis por torná-lo rico em nutrientes”, revela Alessandra

5º Passo: Adube e regue com regularidade

Este é um passo muito importante para manter a planta bem nutrida. “A cada 20 dias a terra precisa ser revestida com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi”, diz a agroecologista. Ela lembra ainda que é preciso regar a planta todos os dias. “Mas é importante ter cuidado para não exagerar nas doses de água”, finaliza.

Sobre o Namu Cursos

Namu Cursos é uma start up com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.

Sobre Alessanda Nahra

É professora da Escola de Botânica, em São Paulo. Viaja para fazer cursos, conhecer cultivos e pessoas que plantam e se mete em hortas comunitárias pelo mundo afora. Em 2017, visitou quatro países da América Latina (México, Guatemala, Cuba, Colômbia) pesquisando e escrevendo sobre projetos de agricultura urbana e permacultura. Foi convidada para palestrar sobre temas como agricultura urbana (Cuba, dezembro de 2016; Durango, México, julho de 2017).

Notícias ::