Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Aumento de público e festas alternativas têm transformado o carnaval em um negócio cada vez mais rentável

Festa popular ganha espaço em capitais do sudeste e público pré-disposto promete movimentar mais de R$ 6 bilhões em 2019

A capital baiana sempre foi o primeiro lugar que vinha a mente de qualquer um, quando o assunto era carnaval. Não à toa: com festas e blocos tradicionais, que agitam a cidade ao longo do primeiro trimestre do ano, Salvador movimenta bilhões de reais. Este ano, a estimativa é de R$ 2 bilhões, em economia turística, que envolve restaurantes, bares, transportes, hotelaria, lojas de roupas e acessórios, entre outros.

Mas a rota carnavalesca tem se expandido para outros estados, que, apesar de já terem suas festas, ganham espaço com blocos e outros eventos que aproveitam a temática. De acordo com a Head de Marketing da plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos, Eventbrite, Beatriz Oliveira, os blocos de rua vêm ganhando muita força no Sudeste nos últimos anos, principalmente pela proposta democrática e pelos investimentos públicos no evento. "Bahia e Rio de Janeiro já eram populares no carnaval, incluindo os períodos pré e pós-evento. Mas, devido o investimento público na organização de festas, São Paulo tem crescido ano a ano, principalmente entre famílias e jovens, ultrapassando Bahia e Rio de Janeiro em número de blocos e público".

Para 2019, dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estimam que a folia deve movimentar mais de R$ 6,7 bilhões em todo o país, um aumento de 2,0% em relação a 2018. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, que cresceram e ganham espaço em relação a festa mais brasileira do ano, são responsáveis por 62% das estimativas de finanças movimentadas, com R$ 2,1 bilhões e R$ 1,9 bilhão, respectivamente, seguidas por Minas Gerais, com R$ 615,5 milhões e a Bahia, com R$ 561,9 milhões.

Para Beatriz, essa crescente se deve pelo negócio carnaval não limitar-se apenas a um perfil de público e tipo de evento. "Os organizadores têm apostado em segurança, higiene (banheiros), ativação de marcas e mistura de ritmos, podendo oferecer opções desde axé music até rock e pop, em trios elétricos; tanto ao ar livre nas ruas da cidade quanto dentro de bares, com uma estrutura melhor", pontua.

Entendendo o que as pessoas querem e trazendo pontos relevantes dos lugares mais ortodoxos de destino, os eventos ganham força e alimentam esse novo mercado. Bares, restaurantes e casas de shows seguem essa tendência, entregando propostas inspiradas no movimento, fortalecendo ainda mais a cadeia como um todo. "Atualmente, blocos e bandas saem dos tradicionais centros carnavalescos e vão para o sudeste antecipar festas em São Paulo e Vitória (ES), por exemplo, dando a possibilidade de o público também curtir em uma localidade diferente a cada semana", pontua a head de marketing da Eventbrite. "São eventos para todos os gostos, estilos e bolsos, que saem da caixinha e oferecem ideias mais abertas, com temáticas que envolvem o público", finaliza Beatriz.

Sobre a Eventbrite

A Eventbrite é uma plataforma global de venda de ingressos e tecnologia para eventos que fornece aos criadores de eventos de todos os tipos e tamanhos ferramentas e recursos para planejar, promover e organizar experiências ao vivo em todo o mundo. A poderosa plataforma da Eventbrite, que pode ser acessada on-line ou por meio de aplicativos móveis, possui soluções desde o credenciamento básico e da emissão de ingressos a uma plataforma de gerenciamento de eventos. A Eventbrite foi fundada por Julia Hartz, Kevin Hartz e Renaud Visage e possui mais de 1.000 funcionários em 14 escritórios ao redor do mundo. Saiba mais em www.eventbrite.com.br.

Notícias ::