Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Aplicação de tecnologia em projetos pedagógicos de escola brasileira é case em evento da Microsoft, em Seattle

Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP), apresenta ferramentas utilizadas no cotidiano dos alunos em encontro nos Estados Unidos sobre tecnologia de ponta em soluções educacionais

O uso de tecnologia aplicada nas salas de aula do Colégio Poliedro ganhou evidência em evento promovido pela Microsoft, em Seattle, nos Estados Unidos. A implantação da ferramenta OneNote, da Microsoft, além de soluções de robótica, aplicativos desenvolvidos por estudantes com impacto positivo na sociedade, ensino STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) com o uso de simuladores, programação, makers e outros projetos pedagógicos foram apresentados pelo consultor de Tecnologia e Inovação do Colégio Poliedro, Massayuki Yamamoto, durante o Executive Briefing Conference (EBC 2019) –, no campus da empresa.

“Ser convidado a participar deste evento exclusivo e apresentar o case do Poliedro é uma grande conquista e mostra que estamos no caminho certo na utilização de tecnologia como ferramenta aliada ao ensino”, afirma Yamamoto. O gestor de desenvolvimento de Tecnologia Educacional do Sistema de Ensino Poliedro, Fabiano Anadao, também esteve presente, a fim de acompanhar as tendências tecnológicas.

Na ocasião foram promovidas discussões entre executivos de empresas brasileiras a respeito da utilização da tecnologia de ponta em soluções educacionais eficazes. Os participantes também visitaram uma escola showcase em Seatle para terem acesso aos novos projetos em funcionamento.

O Colégio Poliedro é uma das escolas brasileiras denominadas “Showcase School” pela Microsoft. Conheça alguns dos projetos tecnológicos da escola apresentados durante no encontro:

Ensino personalizado com STEM

A metodologia do STEM, (sigla para quatro áreas de conhecimento, que significam, em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) busca incentivar a solução de problemas do cotidiano que impactam a vida dos alunos. Com esse objetivo, os alunos do Poliedro desenvolveram a Mão Robótica, feita com materiais recicláveis, e apresentada na Mostra de Projetos da escola no final do ano passado.

Baseado nas aulas do projeto Hacking STEM, a atividade permitiu aos estudantes um aprendizado ainda maior sobre biologia, conceitos da programação e filosofia maker. O objetivo era trabalhar, por meio dos materiais de baixo custo, a movimentação dos ossos e músculos da mão. Os alunos fizeram a construção dos sensores e a movimentação de um dedo. “Somos uma das cinco escolas brasileiras que irão trabalhar com esse projeto-piloto, que envolve a utilização de robótica de alto nível com materiais recicláveis, ou seja, aliando baixo custo com alta tecnologia”, conta Yamamoto.

Caderno digital

Acostumados a utilizar todas as ferramentas do Office 365, da Microsoft, em sala de aula, como Word, Excel e PowerPoint, os professores começaram a testar outros recursos, como o caderno digital OneNote. A mudança principal aconteceu com os alunos do Fundamental II. Com o uso da ferramenta durante as aulas, o aluno não precisa mais copiar a lição da lousa para não perder a matéria, tudo já está compartilhado entre eles. “A aula ficou muito mais enriquecida com o uso de imagens, vídeos e hiperlinks, montados com antecedência pelo professor. Este registro de aula fica disponível para os coordenadores que podem acompanhar os processos, não só dos alunos, mas também do professor e dos pais”, afirma Massayuki.

Outro benefício da plataforma é a integração com o OneDrive. A escola não utiliza mais o diário de classe, nem materiais extras impressos, agora está tudo online! As tarefas e trabalhos dos alunos começaram a ser feitas no OneNote e toda a vida acadêmica dele fica disponível na nuvem.

Desenvolvimento de games

Nessa atividade extracurricular oferecida pelo Poliedro, os próprios estudantes constroem jogos por meio da plataforma Kodu, da Microsoft Research, que visa a criação e o desenvolvimento de games de forma intuitiva, de acordo com a demanda da sala de aula.

Durante o desenvolvimento dos projetos, segundo Yamamoto, os estudantes devem pensar que essa plataforma deverá contribuir com a sociedade. Na criação dos games, eles trabalham tanto o lado computacional, como também narrativas, onde constroem enredo e os personagens. Os estudantes utilizam a tecnologia para criar e encontrar soluções para problemas de maneira espontânea.

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro trabalha dia a dia com a missão de formar e transformar jovens do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Para enfrentar o desafio de educar, o Colégio tem como proposta de formação a valorização do conhecimento em um ambiente estimulante, onde se destacam a dedicação, a autonomia e a tecnologia.

Para saber mais a respeito do Colégio Poliedro, acesse: www.colegiopoliedro.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::