Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Aos 93 anos, o artista Antonio Arney é homenageado com o lançamento de livro no Museu Oscar Niemeyer

Lançamento acontece no dia 14 de março com a presença do artista e dos autores da publicação

A trajetória artística de Antonio Arney é celebrada no livro “Comparação de Valores – Antonio Arney”, a ser lançado no Museu Oscar Niemeyer (MON), no dia 14 de março. A obra, organizada pela pesquisadora Giselle de Moraes, traça um panorama dos 50 anos de produção do artista paranaense e apresenta textos referenciais de importantes críticos como Adolfo Montejo Navas, Artur Freitas, Eduardo Rocha Virmond, Eliane Prolik e Fernando Bini. “Arney é um personagem importante das artes visuais e a publicação de um livro sobre sua riquíssima obra ainda era uma lacuna a ser preenchida. São mais de 50 anos de uma intensa produção artística e uma trajetória com participações em importantes exposições do país”, conta a organizadora da publicação, Giselle de Moraes.

Nascido em Piraquara em 1926, Antonio Arney é autodidata e tem a madeira como principal matéria-prima de seu trabalho. Aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Suas montagens revelam uma influência da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão muito atual sobre arquitetura, tempo e memória.

Sua trajetória profissional começou em Curitiba, no final dos anos 1950, quando integra o Círculo de Artes Plásticas. Desde então destacam-se oito premiações no Salão Paranaense e a participação em importantes mostras nacionais e internacionais, entre elas: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro.

O livro “Comparação de Valores – Antonio Arney” foi viabilizado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PAIC e incentivado pela Caixa Econômica Federal.

Serviço:

Lançamento do livro “Comparação de Valores – Antonio Arney”

com a presença do artista Antonio Arney e dos autores Eduardo Virmond, Eliane

Prolik, Fernando Bini e Giselle de Moraes. Mediação de Rafaela Tasca.

Data: 14/03/2019, quinta-feira, das 19h às 21h.

Local: Museu Oscar Niemeyer (Miniauditório). Rua Marechal Hermes, 999.

Curitiba, Paraná

Entrada franca. Os livros serão distribuídos gratuitamente aos participantes

mediante preenchimento da ficha de inscrição no local.

Livro

“Comparação de Valores – Antonio Arney”

Organização: Giselle de Moraes

Textos: Adolfo Montejo Navas, Artur Freitas, Eduardo Virmond, Eliane Prolik e