Brasil, 26 de Abril de 2019

+ F O N T E -

ART IT desenvolve simulador de ganho em cogeração de energia a gás natural para Cogen em parceria com Promon Engenharia

A ART IT, empresa de soluções e serviços de TI baseada em Campinas, foi responsável, junto com a Promon Engenharia, empresa brasileira com relevante atuação no mercado de engenharia, pelo desenvolvimento de um novo serviço para a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen). Trata-se de um simulador online que calcula o potencial de economia obtida a partir da implantação de um sistema de cogeração a gás natural para vários tipos de empreendimento – hotéis, edifícios corporativos, aeroportos, shoppings centers, indústrias, entre outros. O simulador pode ser encontrado no site da Cogen ou pelo link http://simulador.cogen.com.br/.

A cogeração permite gerar simultaneamente energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte. O objetivo da Cogen com o simulador é mostrar como um sistema de cogeração a gás natural pode ser uma solução com benefícios em eficiência energética e economia de custos.

A Promon Engenharia, por meio da sua consultoria, fez a estimativa de potencial de cogeração nos setores terciário e industrial em âmbito nacional e uma análise técnica completa para os cenários de cogeração, com o levantamento do potencial ganho de uma cogeração, gerando os questionários que direcionam a visualização dos ganhos em gráficos e percentuais. Com base nesse conteúdo, a ART IT desenvolveu todo o simulador web a partir dos cálculos que geram os resultados de economia, em uma interface fácil e objetiva para os usuários.

A plataforma, disponível para pessoa física ou jurídica, requer um conhecimento das informações sobre o consumo de energia elétrica e térmica do empreendimento. Logo no início do questionário, é levado em conta o tipo de negócio que quer avaliar a cogeração, e as perguntas seguintes são adaptadas a partir disso. Entre elas, estão questões sobre o tamanho e localização do empreendimento, a concessionária de energia elétrica, demanda de energia contratada, potência de ar condicionado e se a empresa compra energia elétrica do mercado livre.

É a partir do sistema desenvolvido pela ART IT que as empresas da associação conseguem analisar as simulações efetuadas e extrair dados importantes para a cogeração de energia. Ao final do questionário, que leva poucos minutos para ser preenchido, o simulador pede as informações de contato para enviar uma mensagem com o link para o resultado. Esses contatos estão entre as informações que podem ser usadas pelos associados que apoiaram o estudo para prospecção de oportunidades de negócio e pela Cogen para apoio e utilização em sua missão de promover essa tecnologia no âmbito regulatório estadual e nacional.

“Nosso objetivo era apresentar o simulador de uma forma simples e user-friendly, proporcionando uma experiência prática e veloz para os interessados em conhecer sobre os benefícios da cogeração a gás natural”, disse Romulo de Paula, Diretor Comercial da ART IT. “Também desenvolvemos o portal para que as pessoas pudessem deixar seus contatos para receber os resultados do questionário e informações a mais de seu interesse.”

Sobre a ART IT

Há 16 anos, a ART IT, como integradora de sistemas, promove soluções inovadoras e eficazes, que aliam tecnologia, inovação e agilidade para gerar valor aos seus clientes. Em cada projeto, a ART analisa o legado tecnológico e os desafios futuros, com o objetivo de criar soluções que garantam resultados vantajosos.

Entre os trabalhos realizados, destacam-se integrações de portfólio entre TV e operadora, entre sistemas internacionais, plataformas VOD, CRM e de streaming para e-commerce. Outro destaque é sua solução de ponta a ponta de data analytics, que garante que a estratégia de análise de dados seja eficiente, com dados preparados, modelados e integrados de forma inteligente para gerar insights usados para a tomada de decisões.

A ART IT também oferece uma nova experiência em outsourcing de TI. Parte disso é resultado de uma equipe competente, eficaz e comprometida com as visões da empresa e de seus clientes, e que tem como premissa superar as expectativas por meio da troca de conhecimento, treinamento e acompanhamento interno. As pessoas são o maior patrimônio da ART.

Para mais informações, acesse: http://www.artit.com.br/

Sobre a Promon Engenharia

Com uma história de 59 anos de atuação nos mercados nacional e internacional, a Promon Engenharia é uma empresa brasileira que atua nos segmentos de energia, infraestrutura e logística, mineração e metalurgia, química e petroquímica, manufatura e óleo e gás. Suas ofertas incluem soluções completas e inovadoras para todo o ciclo de vida de um projeto, sendo elas consultoria, engenharia, digitalização, gerenciamento e integração. A capacidade para implementar projetos complexos e o estado da arte em engenharia, gestão, processos e ferramentas a tornam uma referência no mercado, atestada pelos relacionamentos de longo prazo com clientes em múltiplos setores. São mais de 45 projetos de EPC e EPCM concluídos nos últimos 15 anos e mais de 2.500 projetos executados ao longo e sua trajetória.

Para saber mais, acesse: www.promonengenharia.com.br

Sobre a Cogen

A COGEN – Associação da Indústria de Cogeração de Energia foi constituída em 05 de setembro de 2003, com foco institucional, sem fins comerciais, visando o desenvolvimento da Geração Distribuída, com ênfase na cogeração de energia a partir do gás natural e do aproveitamento das biomassas, da geração de energia a partir do biogás e energia solar.

A COGEN é composta atualmente por 92 associados que atuam na cadeia da cogeração de energia (geração, transmissão, distribuição de energia, investimentos de cogeração BOT/BOO, comercialização de energia e gás natural, indústria sucroenergética, fornecedores de equipamentos, serviços de engenharia, e consultoria.

A entidade desenvolve estudos nas áreas de cogeração de energia e atua junto aos órgãos governamentais, no sentido de desenvolver um ambiente de regulação institucional indutor da geração distribuída. Além disso, a Associação também é uma indutora de negócios, de forma a promover o networking entre as empresas associadas e empresas relacionadas com interesses em comum.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::