Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Arquitetas desenvolvem projeto totalmente clean para cozinha com 5m²

Medidas reduzidas exigem estudo detalhado em relação a ergonomia do espaço

Projetar a área com dimensões reduzidas de um ambiente com 5m² para um jovem casal que adora cozinhar foi um desafio gratificante para as arquitetas Andreia Hernandes e Pilar Hernandez da AHPH Arquitetura. Um dos pontos chave na criação da proposta foi o estudo detalhado da ergonomia de todo o espaço.

De início, a primeira solicitação dos moradores foi a de usar Revestimento Metro na finalização do projeto. “Este foi um dos nossos pontos de partida e depois de amadurecer a ideia, optamos por desenvolver um trabalho que fosse totalmente clean em que o branco predominasse, assim, garantimos que eles não enjoarão da proposta, pois basta mudar as cores dos acessórios para dar uma cara nova ao ambiente”, explica Pilar.

Como os moradores passam bastante tempo na cozinha e precisam de espaço para apoiar e colocar objetos usados no preparo das refeições, apenas uma superfície não seria o suficiente. Desta forma, para driblar as medidas reduzidas e atender às suas necessidades, uma bancada feita de Silestone na cor Branco Absoluto em forma de “U” que se estende por toda a área foi desenvolvida, criando uma ilha na divisa com a sala de estar.

Estudo da ergonomia

Depois de um estudo detalhado em relação a ergonomia do ambiente, as arquitetas puderam dar início a instalação dos suportes. “Fizemos uma análise bem aprofundada sobre como seriam feitas as aberturas de portas, gavetas e até o posicionamento do cooktop e do forno que ficaram “no fundo do U”, porque é o único lugar em que os moradores conseguiriam abrir e fechar a peça sem qualquer problema”, afirma Andreia.

Outro ponto importante destacado pelas profissionais foi a questão dos armários usados no projeto. “Depois de examinarmos a profundidade que estes poderiam ter, escolhemos peças brancas com puxadores em perfil que acompanham o topo das portas, todos em linhas horizontais. Além disso, optamos por não os encostar no teto para modernizar o espaço e promover a sensação de amplitude”, esclarece Andreia.

Por fim, como a cozinha é um local que exige uma boa quantidade de lúmens, placas de led com luz branca foram embutidas no teto, visto que, este tipo de iluminação garante o melhor retorno para a área. Já sobre a ilha que faz divisa com a sala, foram usados spots de dicroica de led com luz quente para garantir um charme extra.

O toque final fica por conta do Revestimento Metro com efeito marmorizado, conforme pedido pelos clientes, que proporciona um movimento suave e dá um toque vintage ao espaço, trazendo um ar mais moderno que combine com o estilo dos moradores.

AHPH Arquitetura
www.ahpharquitetura.com.br