Brasil, 24 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Arezzo produzirá na Fábrica Conceito 2019 tênis casual com tecnologias inovadoras de fabricação e de conforto

Projeto será mostrado na Fimec, de 26 a 28 de fevereiro

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, a Fenac e Coelho Assessoria Empresarial apresentam, na Fimec (maior feira de couros, máquinas, componentes e equipamentos para calçados da América Latina), em Novo Hamburgo/RS, a décima edição da Fábrica Conceito, que tem como objetivo mostrar aos visitantes uma linha de produção em tempo real, com o uso das mais avançadas tecnologias.

O projeto que tem a participação de 70 empresas, desde fornecedores de matérias-primas até sistemas de gestão e controle da produção, além de máquinas e destinação dos resíduos industriais de fábrica. Um dos importantes parceiros é a marca Arezzo, que mostrará um calçado produzido com o sistema de injeção direta na montagem e apostará em um conjunto de solado e palmilha interna de PU, com alta performance na absorção do impacto da pisada. O objetivo da marca é produzir um tênis casual fashion, com muito conforto – os materiais utilizados permitem que o calçado seja extremamente leve, o que se traduz em melhor percepção de conforto.

No mesmo modelo de tênis casual, a Arezzo traz uma segunda inovação: solado branco, em PU, material extremamente confortável, mas que tem tendência a amarelar. Em parceria com a BASF, a indústria desenvolveu uma solução que resolve esta questão. A alta flexibilidade do solado também é resultado de pesquisa em parceria com IBTeC e os fornecedores da marca.

A marca Arezzo produzirá ainda na Fábrica Conceito um modelo de scarpin com salto médio.

INOVAÇÕES NA ÁREA DE GESTÃO

O tema da Fábrica Conceito 2019 é “A tecnologia da informação a serviço da indústria calçadista”. Na décima edição do projeto, os visitantes poderão ver uma fábrica realmente inovadora na área de gestão, com sistemas de integração de máquinas e equipamentos que aumentam a produtividade das indústrias e garantem controle da performance da produção em tempo real.

São ferramentas que permitem aos gestores de produção fazerem as correções de rota imediatas, para garantir o cumprimento da programação diária de produção. Entre os programas, estão o Inteligente System Sazi, que monitora as condições das máquinas e equipamentos, alertando quando houver qualquer alteração nas condições de trabalho do equipamento. Outro sistema, o Smart Control, mostra a performance da produtividade, a cada minuto.

Calçados Kildare de Novo Hamburgo, e Arezzo, de Campo Bom, serão as marcas que produzirão na feira. As duas indústrias desenvolveram inovações especialmente para apresentar no projeto.

A Fábrica Conceito terá como parceiros master Arezzo, Calçados Kildare, BASF e Covestro.

A unidade de produção do Senai dentro da Fábrica Conceito produzirá um sapato com solado anabela, totalmente desenvolvido pelos alunos do Instituto Senai de Tecnologia do Calçado, através de um concurso interno. O modelo também traz em sua construção palmilha de conforto e cabedal totalmente em couro.

Entre os apoiadores está a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados. A entidade apresentará o Sistema de Operações Logísticas Automatizadas (SOLA), que propõe soluções para melhorar a produtividade da indústria.

Nos três dias de feira, serão produzidos 900 pares de calçados da marca Arezzo, 450 da Kildare e 900 do Senai. Além dos alunos da Escola do Calçado do Senai, a Fábrica Conceito contratará operários que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho.