Brasil, 26 de Junho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Estudantes goianos pedem à ONU intervenção em conflito na Síria

Adolescentes escreveram cartas à organização destacando interesses de países envolvidos

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Goiânia produziram cartas e enviaram à Organização das Nações Unidas (ONU) solicitando uma intervenção eficaz no conflito na Síria. Nos textos, os alunos destacaram os interesses políticos dos países envolvidos na guerra.

A ação aconteceu no final de 2018 como tarefa para incentivar o protagonismo dos adolescentes. A atividade foi desenvolvida sob a orientação e coordenação da professora de Redação Sara Castro e do professor de Geografia Dallys Dantas. Hoje os alunos cursam a 1ª série do Ensino Médio.

“Nossa proposta estimulou a produção de textos de alta qualidade que chamaram a atenção da ONU para a necessidade de uma intervenção eficaz no atual conflito da Síria. Nossos alunos também produziram artigos de opinião sobre a situação naquele país”, explica o professor de Geografia.

Os artigos foram encaminhados à ONU, garantindo que os estudantes tenham papel ativo no processo de aprendizagem. “A atividade se pautou em dois objetivos centrais: fortalecer o protagonismo do estudante marista e, sobretudo, chamar a atenção das Nações Unidas para a questão Síria, evidenciando a dimensão humanitária que o assunto encerra”, disse a professora de Redação.

As produções se basearam em leituras e discussões de referências cuidadosamente selecionadas: relatórios do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR); documentário britânico Os Capacetes Brancos (2016); e reportagens dos principais veículos internacionais – El País (Espanha), BBC News (Inglaterra), Deutsche Welle (Alemanha).

A atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de acessar conteúdos relacionados às ciências humanas, utilizando, para isso, as mais diversas linguagens, trabalhando habilidades e competências fundamentais para a construção de saberes e valores. “Nossos jovens se empenharam em refletir sobre os direitos humanos, enquanto cidadãos de direitos e deveres, que sonham com a construção de um mundo de paz e harmonia”, reforça Dantas.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Notícias ::