Brasil, 18 de Abril de 2019

+ F O N T E -

ABIMED lança canal de denúncias independente

Informações serão recebidas por uma empresa especializada e poderão ser anônimas

A ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde) implementa, a partir desta semana, um canal de denúncias externo e independente. O objetivo é reforçar a transparência do processo, garantir confidencialidade às informações e segurança ao denunciante.

O canal independente é aberto a qualquer cidadão, instituição ou empresa e as denúncias podem ser anônimas. O único requisito é reportar desvios de conduta praticados por empresas associadas da ABIMED, que representa 215 indústrias de equipamentos e produtos médico-hospitalares.

As denúncias serão recebidas por uma empresa especializada, que fará uma primeira análise para verificar se existe materialidade e plausibilidade nas informações. Depois de classificadas, serão encaminhadas à Comissão de Ética da ABIMED – que também possui atuação autônoma, - para o devido encaminhamento.

“Esse canal externo ajudará a ABIMED na gestão de ações de empresas associadas que não estejam em conformidade com o nosso Código de Conduta. Além de garantir o anonimato, a confidencialidade dos dados e possibilitar que o cidadão se sinta seguro e protegido, o canal independente vai agilizar o processo de denúncia”, avalia Carlos Goulart, presidente executivo da ABIMED.

Práticas lesivas à livre concorrência e ordem econômica em ambiente público e privado, interação e pagamentos a profissionais de saúde não permitidos pelo Código de Conduta da ABIMED, financiamento ou estímulo a pacientes e entidades em medidas litigiosas e vazamento ou uso indevido de informações são alguns exemplos de desvios de conduta que podem ser reportados.

O Canal de Denúncias da ABIMED pode ser acessado pelo site www. abimed.org.br. Ao registrar as informações, o denunciante receberá um número de protocolo com o qual poderá acompanhar online o andamento da denúncia. Para isso, deverá escolher no site a opção “Consultar resposta”.

Sobre a ABIMED

A ABIMED congrega 215 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. Criada em 1996, é sócia-fundadora do Instituto Coalizão Saúde, membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde e foi a primeira entidade da área da Saúde a criar e implementar um Código de Conduta para as empresas. A associação também coopera com a Anvisa e com órgãos públicos da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::