Brasil, 14 de Outubro de 2019

Sobrecargas em fios e manutenção equivocada: saiba o que pode causar incêndios em ar condicionado

Fiação e potência, quando desalinhadas, acabam sobrecarregando os aparelhos

Apesar de não haver um laudo apontando ainda a causa exata do incêndio que vitimou dez jovens jogadores no CT Ninho do Urubu, do Flamengo, no Rio de Janeiro, o mais provável é que o fogo tenha iniciado em um curto-circuito de um ar-condicionado. Para que se evitem tragédias deste tipo, a instalação do equipamento precisa, antes de tudo, observar pré-requisitos básicos que garantam a segurança e o bom desenvolvimento dele. O presidente da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Eduardo Hugo Müller explica as normas técnicas e legais.

- É importante assegurar que esteja sendo feita manutenção periódica, pois é a garantia de que sejam identificados problemas nos aparelhos. Cada equipamento tem uma proteção interna, para evitar curto-circuitos, mas é necessário que verifique-se ela não está desgastada para realização de ajustes necessários – afirma.

Cuidados no momento da instalação são fundamentais analisando fios, tensão e potência adequada dos aparelhos e da rede elétrica de cada local.

- Dependendo do modelo, as potências se diferem e por isso é necessário alterar a medida da fiação. É importante observar esse ponto e também não deixar ele ligado por muito tempo, pois isso super aquece o ar-condicionado - completa.

As normas técnicas previstas vão de acordo com a Lei nº 13.589/2018, que explicita a necessidade da constante manutenção dos aparelhos e da fiscalização, para prédios públicos e privados coletivos. Ela também estipula aos locais a criação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) que auxilia na prevenção de acidentes.

Redação: Vítor Figueiró
Coordenação: Marcelo Matusiak


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS