Brasil, 24 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Tragédia em Nápoles

Domenico Gargiulo (1609/10 – 1675), conhecido como Micco Spadaro, foi um pintor italiano do período barroco, bastante ativo em Nápoles e imortalizado por suas obras retratando paisagens, cenas cotidianas e, principalmente pinturas históricas, como ‘A cidade de Nápoles açoitada pela peste de 1656’.

A epidemia que retrata reduziu a população da cidade italiana pela metade. Filho de um fabricante de espadas, de onde lhe vem o apelido de ‘Spadaro', o artista, que realizou outras obras de multidões, mostra aqui um mar de gente. Os vivos mal dão conta de recolher os defuntos e socorrê-los com um pouco de água.

Há escravos negros carregando cadáveres e autoridades a cavalo tentando organizar ações de socorro. Impressiona a cena de uma criança buscando alimento no seio de uma mulher desfalecida. Simbolicamente, a mãe representa provavelmente a tragédia presente e a criança a esperança de continuidade da vida.

Como um todo, a cena repleta de detalhes está bem no espírito da arte barroca, com seu universo de contradições e seu gosto pelas figuras contorcidas, representando justamente a vida naquilo que tem de rico. Por um lado, a onipresença da morte e, por outro, a possibilidade de a existência sempre se renovar.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::