Brasil, 24 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Faça um pente fino em suas despesas e crie mais conforto para sua aposentadoria

*Por Ricardo Maila

Já pensou que, apenas com uma pequena revisão em suas despesas, é possível gerar uma aposentadoria adicional?

Se você olhar com cuidado tudo o que gasta, ao longo de um mês, vai achar diversos itens que podem ser eliminados o que evitaria desperdício de dinheiro.

Muitas pessoas não se preocupam com tarifas bancárias, anuidades de cartão de crédito, seguro de cartão de crédito, pacote de celular e TV à cabo fora do seu perfil etc.

Em muitos orçamentos de clientes, já encontrei somas que chegam a R$500,00 por mês em desperdício por não ter prestado atenção ou por ter sido vencido pelo cansaço de ligar e adequar os serviços.

Mas vamos lembrar que produzir dinheiro para o futuro tem a fórmula de Capital x Tempo X Taxa de rentabilidade.

Mesmo um pequeno capital de dinheiro, por um longo tempo aplicado em uma rentabilidade conservadora, pode gerar ganhos interessantes. Vamos ao exemplo:

Capital: R$300,00 por mês.
Tempo: 30 anos.
Taxa de rentabilidade: 5%a.a. de ganho real mais 4%a.a de inflação.
Resultado: R$465 mil reais líquidos, após o IR de 15%.

Agora pegue seu extrato do banco, cartão, faturas da TV e celular e pense se você não acha possível achar uma quantia, mesmo R$100 por mês, que poderiam se transformar em mais de R$150 mil reais líquidos após 30 anos.

Ah, vale lembrar que estamos falando de investimentos super conservadores, talvez com dinheiro que iria pelo ralo poderíamos até arriscar um pouco mais, e gerar ainda melhores resultados.

*Ricardo Hiraki Maila é administrador, pós-graduado em gestão financeira pela FGV e pós-graduado em gestão de negócios pelo Mackenzie. Trabalhou por mais de cinco anos como diretor de planejamento e financeiro de um grande grupo do Brasil. Fundou a Plano Consultoria há dois anos, empresa de consultoria de finanças pessoais, que hoje conta com 15 colaboradores.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::