Brasil, 21 de Setembro de 2019

Instituto Totum é credenciado como entidade certificadora do Pró-Gestão RPSS

  • Escrito ou enviado por  Ana Rodrigues
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Preocupação crescente dos entes federativos em melhorar a governança e a sustentabilidade da gestão dos investimentos estimula demanda

O Instituto Totum está credenciado desde dezembro do ano passado como “entidade certificadora” pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda para realizar auditorias no âmbito do Programa Pró-Gestão. O objetivo do Pró-Gestão é incentivar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

Os RPPS são constituídos mediante lei de cada ente federativo, com a finalidade de prover os direitos previdenciários dos servidores públicos titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, devendo assegurar o caráter contributivo e solidário e o equilíbrio financeiro e atuarial, em consonância com os preceitos dos artigos 40, 149, § 1º e 249 da Constituição Federal.

A adoção de boas práticas de gestão evita a descontinuidade ou retrocesso na administração dos recursos em caso de mudanças decorrentes de interesses políticos, garantindo a concessão e manutenção dos benefícios previdenciários dos segurados.

“Estamos recebendo muitos pedidos de propostas para fazer a certificação RPPS. Trata-se de um mercado potencial muito grande”, afirma o presidente do Instituto Totum, Fernando Giachini Lopes. Até agora 118 entes federativos aderiram ao Pró-Gestão, mas esse número, diz ele, tende a crescer muito considerando que há uma preocupação crescente em melhorar a governança e a sustentabilidade da gestão dos investimentos. O Instituto Totum está focado na capacitação técnica dos auditores que farão o trabalho, assim como na implementação de uma plataforma eletrônica exclusiva para registro do processo de auditoria.

O Brasil tem cerca de 2.100 RPPS, com quase 10 milhões de segurados, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas, e são responsáveis pela gestão de recursos acumulados superiores a R$ 200 bilhões.

A certificação oferece várias vantagens para as organizações tais como: melhoria na organização das atividades e processos; aumento da motivação por parte dos colaboradores; incremento da produtividade; redução de custos e do retrabalho, transparência e facilidade de acesso à informação, perpetuação das boas práticas, pela padronização e reconhecimento no mercado onde atua.

Como é feita essa certificação?

O Pró-Gestão RPPS contempla três dimensões, que representam os pilares sobre os quais a modernização da gestão se sustentará: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Cada uma dessas três dimensões possui um grupo de ações relacionadas, a serem cumpridas pelo RPPS. A Certificação é concedida em Níveis, em função do grau de implantação das práticas recomendadas.

Os representantes legais do ente federativo e da unidade gestora do RPPS, por meio da assinatura do Termo de Adesão ao Pró-Gestão RPPS, deverão enviar à Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda se têm interesse em aderir ao programa e posteriormente poderão contatar o Instituto Totum para avaliar os processos do RPPS e o cumprimento dos requisitos para a obtenção da certificação no nível pretendido.

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um organismo de certificação que atua no mercado de auditorias independentes, selos e programas de autorregulamentação desde 2004. Fornece soluções integradas aos clientes, desde a concepção até a operacionalização de projetos que visam a integração e o desenvolvimento das cadeias de negócios, por meio de selos e certificações setoriais. Atualmente, gerencia mais de uma dezena de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS