Brasil, 18 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

"Valorização agronômica e energética dos resíduos orgânicos é tema de palestra no auditório da Itaipu Binacional

Convidada pelo CIBiogás, a profª doutora Mônica Sarolli, apresentou resultados práticos sobre a aplicação dos produtos e subprodutos orgânicos na agropecuária

Na terça-feira (5), segundo dia de atividades do 31º Show Rural Coopavel em Cascavel, o Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás – CIBIOGÁS, contemplou a agenda de eventos do auditório do estande da Itaipu Binacional, com a palestra da professora e doutora, a engenheira agrícola, Mônica Sarolli, que explanou sobre a valorização agronômica e energética de resíduos orgânicos.

A professora trouxe ao público conceitos sobre economia circular, biomassa, biogás e biofertilizantes. Evidenciando de modo didático as possíveis tendências de transformação e potenciais de uso dos materiais orgânicos, oriundos dos efluentes da agropecuária, ela Apresentou, por exemplo, os benefícios relacionados a recuperação do solo com a vermicompostagem e a compostagem. Explicou sobre os produtos finais dos processos aeróbicos e anaeróbicos, mais especificamente sobre o fluxo de digestão anaeróbia dos biodigestores, e os respectivos subprodutos.

Rozivaldo Dias é pequeno produtor rural e acompanhou atento as informações e dicas da professora Mônica. Segundo Rozivaldo, ele tem interesse na produção do biogás, tanto para economia de recursos, como para colaborar na destinação correta dos resíduos da propriedade agrícola. “Eu lido com compostagem, vermicomposto e também com o biofertilizante. A palestra foi bem instrutiva e prática. A professora trouxe bastante enriquecimento para o meu dia-a-dia no campo e também para aquilo que eu venho buscando”.

Quando questionada sobre o cenário nacional acerca do aproveitamento dos dejetos e resíduos orgânicos, Mônica acredita que os órgãos públicos competentes deveriam dar mais valor e ter acesso aos dados das pesquisas realizadas em institutos e universidades do Brasil. “Nós pesquisadores geramos uma série de dados são úteis, porém que ficam em prateleiras em teses, tccs, e em artigos publicados internacionalmente que ninguém lê. Nós nos esforçamos para ter o melhor resultado”, explica. Sobre a contribuição das ações do CIBiogás, a pesquisadora enfatiza: “Vocês são referência no Brasil e internacionalmente, é uma honra muito grande estar tão perto do CIBiogás”.

Programação Show Rural Coopavel
O CIBiogás trará ao auditório da Itaipu Binacional na quinta-feira (7) a partir das 9h a divulgação do livro “Energias Renováveis na região Sul do Brasil”, apresentação de notas técnicas sobre as características do Biogás, e a produção do mesmo na suinocultura de terminação, com a engenheira ambiental, Daiana Gotardo. Os projetos de Microgrid, Ernex e Toledo, serão apresentados respectivamente pelos colaboradores: Larissa Schomeller, Rodrigo Pastl e William Mareda – engenheiros do Centro. O 31º Show Rural Coopavel tem atividades previstas para até o dia 8, sexta-feira. A entrada é franca e o estacionamento também.

* SUGESTÃO DE BOX:*

Os benefícios dos produtos e subprodutos da produção anaeróbia são:

• Aproveitamento de 70% do nitrogênio total que entrou no biodigestor sai em forma de amônio - elemento nutritivo para plantas;
• O Biofertilizante é grande fornecedor de nutrientes, como o Magnésio, Fósforo, Cálcio, Potássio, entre outros;
• Os produtos, composto e vermicomposto são ótimos para recuperação de solo e de áreas degradadas, evitando o processo de erosão;
• O biofertilizante é líquido e facilita a absorção de nutrientes;
• A pequena fração sólida é recalcitrante e auxilia na propriedades físicas e microbiológicas do solo;
• As plantações apresentam efeitos fitoestimulantes;
• Os animais herbívoros preferem, instintiva e fisiologicamente, se alimentar da pastagem repleta de nutrientes;

Notícias ::