Brasil,

The Everywhere Store finaliza sua 5ª edição global em Nova Iorque e anuncia programação de encontros locais em 2019

Evento aconteceu dentro da NRF Retail´s Big Show e reuniu varejistas de diferentes nacionalidades que propagaram business cases e conteúdos de pesquisas exclusivos

A 5a edição do The Everywhere Store, encontro que aborda as tendências e inovações para o varejo, promovido pela Tlantic, empresa multinacional especializada em soluções para varejo, em parceria com o Instituto Kaizen, faz o recap das principais discussões, pesquisas e tendências para 2019 e anuncia sua agenda para encontros durante o ano. O evento vai passar pelas cidades de Barcelona, São Paulo e Porto. Em 2020, retorna em formato mais amplo, novamente dentro da NRF Big Retail Show 2019, em Nova Iorque.

A temática "The Everywhere Store: de pessoas para pessoas, entregando o humanchannel", será o mote de discussão da comunidade The Everywhere Store durante todo o ano de 2019. Ela faz referência à importância da omnicanalidade e do relacionamento com o consumidor, mas ressalta principalmente a necessidade de valorização do fator humano no varejo. A primeira edição do ano, contou com debates ricos de temas como o desafio da transformação operacional, a gestão mais eficiente dos processos de loja ao serviço da satisfação do cliente, a arquitetura de loja física, a experiência digital, a omnicanalidade e principalmente a humanização do varejo.

Participaram das discussões, oradores da Fundação Getúlio Vargas, Kaizen Institute, Boa Supermercados, OasisLab, ANF (Associação Nacional de Farmácias de Portugal), Beauty Fair, Grupo Ikesaki, Sonae MC e The LionesqueGroup (empresa americana de montagem de vitrines e lojas).

"Foi curioso ver como uma organização de horário de almoço, por exemplo, impactou no fluxo de caixa, simplesmente organizando as saídas a cada 10 minutos entre as operadoras", destacou Nádia Gaspar, Diretora Administrativa do Boa Supermercados, em conversa sobre o seu case de implementação do Tlantic WFM - Workforce Management. Durante a primeira sessão, focada em produtividade, o pesquisador do Centro de Excelência em Varejo (CEV) da FGV-SP, Olegário Araujo foi quem finalizou discussão. "Em termos de produtividade, é preciso também pensar em como inspirar as pessoas. É preciso dar propósito, ser transparente e permitir o empoderamento desse colaborador para que ele atenda a essas necessidades do consumidor que quer", disse Araujo.

Para falar do setor de Farmácias e de Beleza, o segundo encontro do TES foi liderado por Paulo Duarte, Presidente da Associação Nacional de Farmácias em Portugal, e Cesar Tsukuda, empresário do Grupo Ikesaki e diretor da Beauty Fair, maior evento de Beleza e Cosmética da América Latina. O tema "varejo digital" foi tratado por ambos, com adequações aos setores de farmácia e cosmética e às regiões onde cada um deles atua. "A aposta das farmácias portuguesas está nos serviços de clínica. Porém, mais do que isso, levar este espaço diretamente para a casa do consumidor, que pode agendar a sua consulta pela aplicação ou diretamente na loja física para a visita de um profissional de saúde para coletar sangue, medir a glicemia ou a pressão, entre outros serviços", comentou Duarte. Já Tsukuda, sobre o setor de Cosmética, disse acreditar que o desafio será levar a transformação digital a um setor tão ligado à experiência física. "Ser digital não significa ter um e-commerce", finalizou.

Para João Riqueza, Delivery Manager na Sonae MC Portugal, os desafios do varejo estão em garantir o equilíbrio entre a relação com as pessoas e o digital. "O varejo está sendo dominado por players que nasceram digitais, que geraram uma boa experiência de compra e passaram a abrir lojas e trazer essa experiência positiva para o canal físico também", ressalta o executivo durante a terceira sessão do TES. O professor da Universidade de New Hampshire, Tom Gruen, finalizou a sessão com a apresentação de dados sobre a sua pesquisa focada nos efeitos da ruptura da compra online. "Com a ruptura, o varejista perde quando o consumidor desiste ou compra em outra loja, a marca perde quando o consumidor adia ou desiste da compra ou muda de marca, mas os consumidores sempre perdem", destaca Tom Gruen.

Para finalizar, no dia 15 de janeiro, foi discutida a loja física, as formas de experiências em loja e a Inteligência artificial. "Hoje os consumidores valorizam muito mais as experiências que acompanham a compra, o que significa que os varejistas devem trazer a 'indústria da experiência' para seus estabelecimentos", explicou Melissa Gonzalez, CEO e fundadora do The Lionesque Group. Das apresentações feitas por startups, a executiva da Nextail, Inês Governo, deixou um importante recado, ao afirmar que ao alongo da próxima década, a IA não irá substituir gestores, mas gestores que não fazem uso de IA serão substituídos por aqueles que o fazem. Além da Nextail, também participaram as startups Propz (Brasil), CiValue (Israel) e StyleSage (Estados Unidos).

Sobre o THE EVERYWHERE STORE (TES)

THE EVERYWHERE STORE é uma comunidade global de varejistas que, entre outras atividades, promove uma conferência anual de mesmo nome, que visa, principalmente, inspirar, refletir sobre os desafios atuais da indústria do varejo no mundo e compartilhar novas formas de interpretação, da loja física e digital, e seu papel na satisfação do cliente.

O evento acontece há 4 anos e já passou por Porto, Madri e Nova Iorque. O TES também fomenta o empreendedorismo no varejo, por meio do Retail Startup Awards for Game Changers, uma premiação para startups que acontece durante o encontro anual. A comunidade tem o apoio e curadoria Tlantic, junto ao Instituto Kaizen, além de contar com parcerias importantes com escolas de negócios internacionais e pesquisadores do ecossistema varejista mundial.

Saiba mais: no site do TES, veja nossos reviews aqui e acompanhe os principais vídeos do evento.

Sobre a Tlantic

A Tlantic é uma multinacional especializada em varejo, nos processos e soluções de loja. Fundada em 2004, com origem no universo Sonae, foi criada para dar resposta às necessidades de gestão de loja e de colaboradores do Grupo. Graças ao sucesso das suas soluções de software e serviços, e ao compromisso da empresa de elevar a eficiência, a Tlantic rapidamente se tornou um caso de sucesso internacional, influenciador do conceito "a loja: o centro onde tudo acontece". Ao falar a linguagem do varejo, a Tlantic acrescenta valor em termos de eficiência, rentabilidade, economia e nível de serviço, por meio de aplicações de mobilidade na loja e de gestão de colaboradores e através de sistemas avançados de POS. As suas soluções de interação incluem o Sales Assistant, ferramenta que transforma o colaborador de loja em um melhor vendedor, e aplicações de mobilidade que permitem levar a loja até ao cliente, onde quer que ele esteja.

Sobre o Instituto Kaizen

Kaizen significa melhoria contínua em japonês. Essa é a essência desta consultoria multinacional que apoia as empresas na concepção e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada ao longo do tempo. Presente em mais de 35 países, o Kaizen apoia, por meio de consultoria e treinamento, entidades de diferentes dimensões e setores.

O Instituto Kaizen tem origem na Suíça, em 1985, na mão da Masaaki Imai e tem sua origem no Sistema de Gestão do Grupo Toyota, focado na chamada gestão enxuta. Nestes trinta anos, a empresa expandiu seus serviços dando suporte aos líderes, aconselhando a aumentar a motivação e a produtividade no interesse da Melhoria Contínua.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::