Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Associação cria Iniciativa para impulsionar o desenvolvimento sustentável no segmento de cerâmica e revestimentos

O setor assume o compromisso que a sustentabilidade será o novo vetor estratégico que norteará as ações na próxima década

O Brasil desempenha um papel de liderança no mercado mundial de cerâmicas. O país é o terceiro maior produtor do mundo. A média de vendas nos últimos anos foi de 800 milhões de metros quadrados, dos quais 706 milhões foram distribuídos no mercado interno e 94 milhões de metros quadrados exportados. A nova visão estratégica setorial está alicerçada na sustentabilidade associada à inovação. Para isso, a Anfacer - Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – prepara um programa com o objetivo de estimular e orientar a gestão para o desenvolvimento sustentável no segmento. O programa, intitulado Iniciativa Anfacer + Sustentável, será lançado oficialmente durante a Expo Revestir, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de março em São Paulo.

De acordo com Antonio Carlos Kieling, Superintendente Anfacer, o programa vem sendo desenvolvido desde 2016 e, além de contribuir para a melhoria da gestão das empresas, atende a demanda crescente do mercado greenbuilding, bem como contribui para uma maior participação da cerâmica brasileira no mercado internacional. “A Iniciativa Anfacer + Sustentável vai oferecer mais valor para a indústria da construção no país”, afirma.

Impactos ambientais

A Iniciativa Anfacer + Sustentável se valeu, até o momento, de duas ferramentas importantes para acelerar a iniciativa. A primeira é a Análise de Ciclo de Vida Setorial (ACV) e a segunda, o Inventário de Emissões do Setor. A ACV avalia os impactos ambientais causados pelo processo de produção do revestimento cerâmico. “A técnica analisa o produto desde a obtenção da matéria-prima até o descarte, passando pela fabricação e pelo consumo. Com isso, será possível aperfeiçoar a gestão ambiental e tomar medidas para diminuir o impacto ambiental do produto”, afirma a engenheira Amanda Neme, consultora técnica da Iniciativa Anfacer + Sustentável. A ACV, portanto, é uma ferramenta que considera muitos impactos, tais como a matéria prima, as fontes de energia, a água, as emissões de gases, os resíduos, as embalagens dos produtos, entre outros.

O Inventário de Emissões do Setor, por sua vez, é uma ferramenta que permite ao medir suas emissões de gases de efeito estufa e tomar medidas de redução e mitigação. “Nas últimas décadas o setor alterou sua matriz energética para o gás natural, que é mais eficiente e limpo. Além de permitir uma evolução tecnológica e o aumento da produtividade”, diz Amanda Neme. “Optar pelo gás natural contribuiu para evitar a emissão de 4,6 milhões de toneladas CO2 na atmosfera. É como salvar do desmatamento uma área de florestas equivalente a 8.861 campos de futebol”, afirma ela.

Mas o Iniciativa Anfacer + Sustentável não fica só aí. Pretende também estimular a inovação setorial perante as demandas da sustentabilidade. Fomentando assim soluções disruptivas e a competitividade do setor. “É nossa contribuição, como classe setorial de grande importância na economia do Brasil, diante dos desafios globais da sustentabilidade”, firma Mauricio Borges, Diretor Executivo Anfacer.

Sobre a Anfacer

Fundada em 1984, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres representa institucionalmente a indústria brasileira de cerâmica com objetivo de promover seu desenvolvimento, competitividade e ampliação de mercado para seus produtos.

https://www.anfacer.org.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::