Brasil, 20 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Advocacia consultiva mostra sua força: profissionais estão trocando o contencioso pela consultoria preventiva, evitando Judiciário e ganhando muito mais

  • Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://www.eventbrite.com.br/e/mentoria-advocacia-inovadora-tickets-54402457214
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Cada vez mais advogados estão saindo do contencioso e obtendo melhores resultados na advocacia consultiva, com soluções inovadoras para clientes. O mercado de consultoria preventiva, cujo carro-chefe é o compliance, permite que os advogados não dependam da morosidade do Judiciário e, de quebra, obtenham ganhos financeiros muito mais expressivos. Cursos totalmente voltados a essa estratégia profissional vêm ganhando destaque nacional.

“A Advocacia 4.0 não representa só inovação tecnológica. Ela inspira novos modelos de negócios, muito mais rentáveis para os profissionais da área

Tem se tornado lugar comum entre os profissionais da área jurídica a reclamação de que o mercado está muito saturado e de que há muitos advogados competindo entre si, diante de poucas oportunidades que realmente valem à pena. E de quebra, ganha força a queixa generalizada de que o teto dos gastos públicos vem reduzindo a oferta de concursos. Mas, segundo especialistas, é provável que este tipo de profissional esteja apenas mirando no lugar errado, onde todos os outros concorrentes continuam a mirar: em um mercado jurídico tradicional demais, pouco adaptável às novas exigências das empresas e que não acompanha a era da transformação digital, das startups e da economia colaborativa. Portanto, não entregam as soluções esperadas por clientes e parceiros de negócios. Resultado: num ciclo vicioso, acabam inchando ainda mais esse cenário de estagnação, sem estratégias de sucesso e atraindo mais precarização para a carreira.

A Advocacia 4.0, conhecida por muitos como advocacia inovadora, traz um novo fôlego para a profissão legal, pois se baseia no ambiente de inovação, alicerçada na formação de habilidades e competências focadas em resultados práticos e na gestão ágil, compatíveis com as expectativas de um mercado cada vez mais exigente e dinâmica. "Se a nova economia digital é marcada pela disrupção de modelos tradicionais de negócios, por que a advocacia também não sofreria esse impacto?", questionam os professores Gustavo Rabay e Rodrigo Marques, idealizadores de um programa de mentoria que visa multiplicar oportunidades num cenário onde mais advogados "antenados" com essa tendência.

Uma das firmes pegadas dessa "trilha de inovação" da advocacia, como se referem os professores, resulta da mudança de perspectiva dos empresários em relação à advocacia consultiva. "Se antes o profissional do Direito era praticamente um médico intensivista, que só cuidava do problema depois dele estourar, agora o empreendedor bem sucedido enxerga no advogado um ativo importante de sua empresa, que é o de gerenciar o risco, evitar dores de cabeça e prejuízos. Se a coisa vai para o Poder Judiciário, ele já sabe que perdeu, pois uma demanda judicial significa custo, demora e muita burocracia. Daí a crescente busca por profissionais da área de compliance", explica Gustavo Rabay.

O compliance, assim como a adoção de mecanismos de solução não adversariais, como a mediação e a arbitragem, além da própria concepção de advocacia negocial, são algumas das ferramentas utilizadas por Rabay e Rodrigo Marques para evitarem ter que trabalhar em processos judiciais. Para eles, a causa tem que valer muito à pena para que o escritório seja contratado. "Muitas vezes, é preciso fornecer assessoria para demandas judiciais apenas para manter o cliente, que também paga pelo consultivo. Mas é esse trabalho, faturável em horas, artesanal, opinativo e, sobretudo, preventivo, que traz mais rentabilidade para o escritório. Se posicionando corretamente, é possível sinalizar valor para o mercado e empreender com a advocacia consultiva, sem precisar gastar tempo nos fóruns e nos tribunais, poupando a produção de peças que demoram muito para serem apreciadas, tendo que suportar a longa demora dos recursos e, ainda, todos os transtornos causados por audiências, sessões de julgamento e despachos com magistrados", esclarece Rabay, que é mestre e doutor em Direito.

Um dos segredos do sucesso de Rabay e Marques, que atuam em diferentes regiões do país, é buscar soluções inovadoras. A facilidade com as novas tecnologias, incluindo inteligência artificial, blockchain, jurimetria e área do Direito Digital, como um todo, ajuda na implementação de ferramentas que despertam a atenção dos constituintes, mas isso não é o principal. A chave para o sucesso é entender o que o cliente precisa e entregar de maneira mais eficiente, situando o escritório como um verdadeiro parceiro de negócios, contam os advogados de vanguarda. "O importante, no final do dia, é ter um mindset de inovação. E não precisa ser da área tecnológica, tampouco entender de temas arrojados. O decisivo é compreender algumas características do âmbito negocial, antecipar resultados para o cliente, definir nichos de atuação. Mas, claro, que se o advogado entende um pouco de inovação em geral, vai ajudar a fechar mais rapidamente com clientes jovens, como os fundadores de uma startup, por exemplo", narra Gustavo Rabay, orgulhoso de ter conseguido algumas proezas na advocacia ainda em seus primeiros anos na profissão. "Acho que a melhor característica de um advogado hoje é a versatilidade, nunca se acovardar diante de um desafio novo, mesmo em uma área ainda não estudada. Mas é decisivo contar com a ajuda de especialistas de renome. Acho que uma rede de contatos é o primeiro grande passo para o sucesso", confidencia.

Foi com esse propósito que ele e o colega Rodrigo Marques criaram o programa de mentoria Advocacia Inovadora, que consiste em um plano de acompanhamento profissional totalmente online, que se propõe a customizar a experiência de formação dos mentorandos com conteúdo que auxiliará na definição de estratégias decisivas para o sucesso profissional e é voltado tanto para novos advogados, quanto para aqueles que buscam recolocação no mercado. O programa abordará nichos profissionais que estão em alta no mercado e um novo olhar sobre áreas consideradas tradicionais. O foco é passar não apenas o conteúdo, mas, especialmente, uma visão prática, insights, dicas e métodos de aplicação e implantação de ferramentas jurídicas voltadas ao mundo dos negócios, de forma interdisciplinar, usando como paradigma estratégico os conhecimentos necessários de ramos como o direito empresarial e corporativo, as novas tecnologias e práticas jurídicas advindas delas.

Em 12 sessões online, complementadas com material de apoio e discussões individuais das estratégias de carreira de cada mentorando, o programa fornece um mapeamento de oportunidades concretas no mercado, como segmentar os nichos de atuação, sinalizar valor e prospectar clientes que tragam sustentabilidade ao profissional, fazendo com que ele sempre se destaque com diferenciais significativos frente à concorrência.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::