Brasil, 23 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Almoço no Mercado Municipal de São Paulo é boa sugestão de programa para quem gosta de boa comida e um pouco de história de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo é um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo. Combina uma grande variedade de produtos (queijos, temperos, frutas, verduras, pescados, bebidas, entre outros), com ótimos restaurantes e uma arquitetura de cair o queixo. Para apreciar tudo isso de uma vez só, basta programar um almoço no restaurante Japa 25, situado no mezzanino do Mercadão. Só a vista já vale o passeio.

O Mercado mais famoso de São Paulo começou a ser erguido em 1924, mas no meio do processo o famoso arquiteto Paulo Ramos de Azevedo morreu. Coube aos sócios continuarem a construção do prédio que levou mais cinco anos para ser concluída. O pŕedio conta com uma estrutura em estilo grego, com clarabóias e vitrais que fazem com que o Mercadão tenha uma ótima iluminação natural. Os vitrais são um espetáculo a parte, obras do artista russo Conrado Sogerncht Filho. Em cada um deles está uma parte da história do trabalho dos colonos no cultivo e na criação de gado.

Muita gente que vai ao Mercadão pela primeira vez quer conhecer um entre os 120 boxes, justamente aquele que ficou nacionalmente conhecido por conta da novela “A Próxima Vítima” (1995). É a Barraca do Juca, personagem vivido por Tony Ramos, que gravou ali mesmo várias cenas da famosa novela global dos anos 90. Aliás, não é só na da Barraca do Juca, mas em geral as barracas de frutas do Mercado Municipal oferecem diversos produtos bastante diferentes daqueles que vemos todos os dias nas feiras convencionais e supermercados. Dá para experimentar mangostin, atemoia e outros frutos exóticos. A degustação é oferecida em praticamente todos os boxes.

Quando bate a fome, é hora de subir as escadas e se acomodar em uma das mesas do restaurante Japa 25. Os garçons são simpáticos e a casa é comandada pelo carismático Reginaldo Oliveira, com mais de 20 anos de experiência no ramo. De entrada, escolha entre algumas sugestões de pratos quentes, como a porção de Gyosa (R$ 26,00) ou Shimeji na manteiga (R$ 28,00). Para amantes de carne, a dica é o Filé Mignon à Provençal, com risoto de queijo e farofa de banana (R$ 59,00). Já para aqueles que adoram a culinária oriental, a pedida é o combinado Japa 25 que varia de R$ 60,00 (uma pessoa) a R$ 175,00 (três pessoas) ou o clássico Frango Xadrez (R$ 28,00). Para acompanhar tudo isso, vale experimentar o chope bem tirado (R$ 9,50 a R$ 13,00), sucos naturais e drinques diversos.

Com 116 lugares, o Japa 25 aceita todos os cartões de crédito e débito. E funciona de segunda a sábado das 10h às 17h, e aos domingos, das 10 às 16h. O endereço é rua da Cantareira, 306, Mezzanino - Box 8 - Mercado Municipal. O telefone é (11) 3228-2253 ou na internet www.japa25.com.br

Notícias ::