Brasil, 23 de Abril de 2019

+ F O N T E -

A neurose da extrema direita e os "coletes amarelos"

22 de janeiro de 2019, certamente um marco nas relações internacionais no sentido do bem comum. Emmanuel Macron e Ângela Merkel se reúnem em Aix-La-Chapelle e renovam acordo de convivência entre dois países que no século passado se confrontaram no banho de sangue de suas juventudes no "front" e de todos os seus cidadãos assolados pelas cruentas guerras mundiais. Revigora-se o primeiro acordo subscrito por Charles De Gaulle e Konrad Adenauer, o esquecimento de um passado malsão.

Radicais da extrema direita, coletes amarelos ("gilets jaunes"), ao protestar canhestramente contra a integração dos importantes Estados da União Europeia que condenam o nacionalismo xenófobo, as políticas de exclusão e de agressividade aos direitos humanos, simplesmente testemunharam que os líderes não se preocuparam com o vazio, mas em relação a ameaças concretas e selvagens de grupos pessoal, social e politicamente desbussolados.

São grupos que deixam aflorar, em seus aspectos mais grosseiros, seu inconsciente coletivo pleno de lixo tóxico, que não se resolveu e apontam para a guerra e a destruição. Grupos que adotam a política da violência contra a violência, do chumbo trocado, interna e internacionalmente.

O oportuno encontro de Macron e Merkel sinaliza a correta atuação política de duas personalidades íntegras e racionais, que têm em conta o crescimento da extrema direita no mundo, uma doença que se espalha rapidamente e que já assenhoreou-se do poder em alguns países, inclusive no nosso, ulcerado pela tempestade perfeita que despencou sobre nós.

Os neuróticos mal disfarçam suas personalidades não resolvidas, incompletas, vingativas, que vão às ruas para compensar suas frustrações - próprias de todos os homens - muitos abonados que não suportam seu tédio determinado pela riqueza material e, sem compreender o mundo em que vivem, sentem prazer e destruí-lo e destruir-se.

A renovação do acordo de paz e convivência demonstra que a selvageria não será capaz de sufocar a razão.

Amadeu Garrido de Paula, é Advogado, sócio do Escritório Garrido de Paula Advogados.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::