Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Assembleias Sicredi: o associado como dono do negócio

Nas reuniões, agendadas em cada uma das 115 cooperativas de crédito vinculadas ao Sistema Sicredi, são decididas as prioridades de investimento e como serão distribuídos os resultados

Imagine poder escolher o destino de parte dos resultados de sua instituição financeira e quais serão suas prioridades de investimento daqui para frente? Isso já é realidade, ao menos para os cerca de 4 milhões de associados que integram o Sistema Sicredi em quase todo o país. De janeiro a abril, são realizadas as assembleias de núcleo anuais, que reúnem diretores, colaboradores e associados de cada uma das 115 cooperativas de crédito existentes no país para aprovar contas e decidir o planejamento da cooperativa.

A principal diferença entre um banco e uma cooperativa – que atuam sob as mesmas regras exigidas pelo Banco Central – está no fato de o banco ser controlado por acionistas, que buscam lucro, enquanto a cooperativa seguirá o caminho determinado pela maioria dos associados. Dessa forma, todos os associados têm participação econômica, com uma parte em quotas do negócio, de acordo com o volume de recursos investido e sua movimentação, garantindo os pilares da transparência e da democracia, dois princípios do cooperativismo.

Está incluído nos direitos – e até nos deveres do associados – participar das assembleias, fazendo questionamentos, pedindo mais informações – em outras palavras, exercendo o seu papel de verdadeiro dono do negócio. Em 2018, por exemplo, o Sicredi atingiu R$ 96,8 milhões de ativos, com resultados que chegaram a R$ 1,5 bilhão. Parte desse resultado integra as chamadas sobras, que são, na realidade, o lucro das cooperativas, um valor do qual os associados podem decidir o futuro, inclusive os distribuindo (conforme a movimentação de cada um) entre os próprios cooperados.

“A assembleia é um dos momentos de maior importância para a cooperativa e para os associados. É nesse encontro que serão decididos os caminhos seguidos pela organização ao longo deste ano. A participação de todos é fundamental para que o sistema cooperativo, de fato, se concretize, além de ser um modelo justo e transparente”, afirma o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Neste ano a expectativa é reunir mais de 250 mil pessoas nos eventos nas comunidades em que o Sicredi está presente. No Paraná, é comum que os encontros superem mais de mil participantes. Em Cianorte, por exemplo, cerca de 700 pessoas estiveram presentes no encontro realizado esse ano. “No Sicredi, nós acreditamos no valor das pessoas. Quanto mais crescemos, maiores são as responsabilidades e desafios em todos os sentidos. Ainda assim, seguimos com o raciocínio de que nosso maior patrimônio são as pessoas”, ressalta Dasenbrock.

Capacitação constante

Entre 2017 e 2018, o número de associados ao Sicredi saltou de 3,67 milhões para 3,97 milhões, um aumento de 8,2%. Dessa forma, há necessidade de uma capacitação constante dos associados. Nesse sentido, a instituição financeira investe em um programa de educação cooperativa, por meio do Programa Crescer. No ano passado, 9 mil associados foram capacitados – dando as ferramentas necessárias para a compreensão do sistema cooperativo e a importância da sustentação financeira às cooperativas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::