Brasil, 26 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Conheça o gado Brahman, um dos mais rentáveis do mercado

Um habitante relativamente recente das terras brasileiras, o Brahman desembarcou no país em meados da década de 1990. Em geral, sua origem também é recente: pesquisadores buscavam uma raça mais resistente ao calor, à umidade e às doenças, e da cruza de raças nobres como Gir e Nelore surgiu o Brahman.

Ele é hoje considerado um dos melhores zebuínos do mercado pecuário e um dos mais desejados pelos criadores, destacando-se por diversas de suas características positivas.
Especificidades do gado Brahman

Este é um animal considerado de estatura intermediária. O peso do macho varia entre 700 quilos e uma tonelada, enquanto a fêmea transita entre 450 e 600 quilos. Pequenos no nascimento, os bezerros pesam até 40 quilos e essa é uma das vantagens, pois seu pequeno porte facilita o momento do parto e evita intercorrências para as fêmeas. Depois, seu crescimento é muito rápido.

Sua ótima capacidade de reprodução e sua precocidade também merecem destaque - é o mais precoce entre os zebuínos. Em relação às fêmeas, que possuem uma excepcional habilidade materna, o intervalo entre partos é bem menor em comparação a outras raças, otimizando a produtividade.

Raça resultante de cruzamentos, é também um excelente reprodutor, sendo bastante utilizado para melhoramento de animais. Antes mesmo de exemplares Brahman chegarem ao país, seu sêmen já era utilizado aqui para este fim, proporcionando excelentes resultados. O Brahmanel, cruza do Brahman com o celebrado Nelore, é um dos exemplo de bons resultados.

É um animal altamente adaptável ao clima tropical, por isso sua ocorrência é bastante significativa em regiões úmidas e quentes. Ele tolera altas temperaturas, e sua pelagem é responsável por isso: densa, reflete os raios solares, reduzindo o risco de superaquecimento. No frio, sua pele se contrai e a pelagem fica ainda mais espessa, trazendo mais conforto ao zebuíno.

Sua badalada carne ganhou o mercado por ser mais magra. Isso ocorre por causa da excelente conversão alimentar do Brahman e sua velocidade de ganho de peso para terminação. Um dos melhores gados de corte do país, sem dúvidas.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::