Brasil, 22 de Abril de 2019

+ F O N T E -

Chuvas de verão: atenção para os riscos com energia elétrica no período

Além da já conhecida problemática de interrupção do fornecimento de energia em função de queda de galhos e de árvores nos cabos da rede elétrica durante o período das chuvas de verão, há também maior propensão na ocorrência de fortes tempestades acompanhadas de descargas atmosféricas. Ambas as situações são bastantes perigosas, colocam em risco pessoas e patrimônios e, portanto, precisam ser levadas muito a sério. Ao mesmo tempo não se pode esquecer de uma das primeiras dicas quando se fala em eletricidade: atenção às instalações elétricas internas. É importante utilizar sempre materiais adequados e deixar que profissionais devidamente treinados executem o trabalho.

Por isso, a SIL Fios e Cabos Elétricos orienta sobre a prevenção de acidentes nesta época e os cuidados essenciais a serem tomados, especialmente no período das chuvas em regiões onde há cortes de energia durante os temporais:

Manter o freezer com poucos produtos alimentícios estocados. Abrir a porta da geladeira apenas o necessário já sabendo o que irá retirar de modo a preservar o ar gelado interior o máximo de tempo possível;

Para uma família que tenha criança pequena, a presença de luminárias de emergência é fundamental. O ideal é ter várias e de LED, cuja durabilidade da carga da bateria é maior, para garantir menor desgaste com a falta de energia;

No caso de idosos, as luminárias de emergência devem estar em diversos locais da casa para evitar quedas, lembrando que a utilização de velas pode trazer riscos de incêndio. Dê preferência às luminárias;

É interessante que haja um telefone convencional na residência, pois os aparelhos de telefone sem fio são dependentes da energia elétrica para seu funcionamento;

Durante as chuvas de verão, especialmente em regiões descampadas, ou apenas de casas, o ideal é ter o dispositivo de proteção contra surto, o DPS, que preserva os produtos de sobretensões causadas por raios ou manobras em subestações de energia. Ligado ao quadro de distribuição, o DPS detecta o surto de tensão, que é a tensão bem acima da nominal, e desvia essa energia para a terra, não permitindo que chegue aos produtos ligados aos circuitos protegidos. Desse modo, não há necessidade de desconectar os aparelhos das tomadas;

A falta de energia pode ocorrer em apenas uma fase da rede e, dependendo da região do Brasil, o padrão de entrada é formado por duas fases e um neutro. Isso significa que a outra fase continua energizada, gerando risco às pessoas. Então, caso decida fazer alguma manutenção em sua instalação em momentos de falta de energia, sempre desligue o disjuntor do circuito ou até mesmo o disjuntor principal;

Não ficar em áreas descampadas durante as tempestades, como praia. Evitar se abrigar embaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios. Em caso de cabos elétricos no chão, ou queda de árvores ou objetos como galhos, placas e banners sobre a rede elétrica, manter distância e entrar imediatamente em contato com a concessionária de energia de sua região.

Perfil SIL
Uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos elétricos até 1 kV (baixa tensão), a SIL é reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus clientes e fornecedores. As metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor levam a empresa a conquistar a cada ano as mais importantes premiações do Brasil, confirmando a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos. Instalada em uma área de 35.000 m² em Guarulhos (SP), possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. Atualmente, conta com 350 funcionários e 100 representantes em todo o País e acaba de completar 43 anos de uma história vitoriosa.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::