Brasil, 22 de Novembro de 2019

Comerciantes podem "adotar" atletas da unidade de Itaquá do Meninos da Vila

Parceria entre Acidi e escolinha vai permitir que empresários da cidade contribuam com a formação de atletas de baixa renda

É inegável a capacidade do futebol em mudar vidas, dar novos caminhos e oportunidades para crianças e jovens carentes do Brasil e do mundo. Seguindo essa lógica, a Associação Comercial e Industrial de Itaquaquecetuba (Acidi) fechou uma parceria com a unidade de Itaquaquecetuba do projeto de formação de jogadores do Santos: o Meninos da Vila. Agora, empresários e comerciantes da cidade vão poder adotar alunos da escolinha de futebol e ajudar na formação profissional desses jovens.
O projeto, desenvolvido pelo coordenador da unidade Itaquaquecetuba do Meninos da Vila, Ricardo Ribeiro, prevê a criação de peneiras na cidade para a captação de jovens carentes com idades entre 5 a 15 anos para a escolinha de futebol em Itaquá e região.
Os comerciantes e empresários podem contribuir, inicialmente, com valores a partir de R$ 200 por atleta, porém esse valor é considerado apenas uma formalidade para os coordenadores do Meninos da Vila. "É uma formalidade, pois nada impede que cada empresário ou comerciante contribua com valores que estejam de acordo com sua realidade, valores inclusive menores, ou até mesmo com produtos como uniforme, chuteiras, tec.", explica Ribeiro
Para o presidente da Acidi, Luciano Dávila, este tipo de parceria é importante para o comércio, pois fortalece o vínculo com a comunidade e ajuda na formação de cidadãos e prevenção de crimes.
"Um dos problemas da nossa cidade é a falta de lazer para nossos jovens, isto, aliado com a falta de oportunidade, cria um ambiente que não é produtivo para o futuro dos nossos jovens. Com esta parceria, os comerciantes da cidade estarão envolvidos em um projeto que pode resultar em novos talentos do futebol brasileiro ou, no mínimo, cidadãos correspondidos com o esporte e novos valores", afirma.
Metodologia
O projeto Meninos da Vila não se resume a aulas de futebol, segundo a coordenadoria da unidade em Itaquá os jovens possuem também aulas de informática e recebem ainda diversas instruções que têm um papel social e visa muito mais que formar atletas: cidadãos preparados para o convívio social. Por exemplo, nas próximas semanas os jovens farão a plantação e administração de um pomar e cada um dos atletas jovens vai plantar e cuidar de uma árvore.
Além do treinamento, os jovens participam de torneios internos com outras escolinhas do Santos, podem visitar a Vila Belmiro em dias de jogos e semestralmente são avaliados por olheiros do clube da baixada santista.

Estrutura
O CT do Meninos da Vila de Itaquá conta com um campo de futebol gramado e com medidas oficiais, uma quadra de futebol e professores capacitados pela comissão técnica do Santos. Tudo funcionando dentro de um espaço cedido pela Marfinite no bairro do Una.

Meninos da Vila Unidade Itaquaquecetuba
Estrada de Santa Isabel, km 37,5, Uma (dentro das dependências da Marfinite), Itaquaquecetuba.
Contato: 11 3447-6657 ou 11 97110-4102.

Publicidade

Notícias ::