TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasil, 18 de Janeiro de 2019

+ F O N T E -

Chuvas de verão e o lixo

Guilherme Arruda – Diretor da VG Resíduos

A chegada das chuvas de verão nas grandes cidades tendem a repetir o mesmo problema todos os anos: o entupimento dos bueiros e consequentemente o alagamento nas áreas de grande concentração urbana. Alguns especialistas atribuem a causa deste episódio ao excesso de áreas pavimentadas ou concretadas e à ausência de superfícies de escoamento. No entanto, uma questão que está fortemente associada à presença de inundações é o lançamento de lixo nas ruas.

Belo Horizonte, por exemplo, tem sofrido há décadas com inundações e enchentes. Apesar de a cidade estar situada numa região de serras, com fortes aclives e uma facilidade natural para o escoamento de águas pluviais, as inundações são cenas quase que programadas nos jornais ao longo da temporada de chuvas. Boa parte da situação pode ser atribuída ao péssimos hábitos de higiene urbana praticados por uma parte significativa da população.

Recentemente, para tentar promover um impacto visual, a prefeitura instalou um “lixômetro” na Praça Sete (área mais central da cidade). Em menos de 24 horas, 10 toneladas de lixo foram recolhidas apenas nos quarteirões do entorno da praça. O superintendente de limpeza urbana da cidade afirmou que as garrafas PET, latas e folhetos acabam sendo arrastados e entopem os bueiros, que deixam de cumprir sua função de escoamento, inundando assim as ruas.

O grande dilema é que não há campanha ou política de limpeza que possa neutralizar os efeitos negativos da falta de educação. Os principais pontos de Belo Horizonte passam por varredura constante, desde as primeiras horas da madrugada até o início da noite, mesmo assim, a sensação de sujeira permanece. Sem uma mudança de postura individual e uma cobrança dos indivíduos, uns para com os outros, não há muito o que possa ser feito para resolver o problema do lixo em bueiros. Porém, nem tudo está perdido. Há iniciativas que podem sim trazer soluções aos problemas cotidianos.

Umas delas vem sendo promovida inclusive, por uma startup mineira. A companhia produz um software que realiza de forma automática a gestão dos rejeitos de empresas de qualquer porte, integrando-os a uma outra plataforma online, através da qual o lixo é comercializado e tratado. A iniciativa reduz a quantidade de lixo nas ruas, pois gera incentivos diretos ao tratamento do material dentro das empresas, sejam elas grandes indústrias ou pequenas lojas e lanchonetes.

A ação chama a atenção para a responsabilidade dos indivíduos sobre a situação da cidade. É necessário que seja difundida uma compreensão de que cada indivíduo e cada empresa são responsáveis pelo bom andamento do convívio urbano, independente da postura do poder público. Esperar que os governos resolvam o problema só tem adiado a solução de males crônicos nas cidades brasileiras. Uma mudança de postura nos indivíduos e nas empresas é muito mais eficiente e barata, sendo necessário apenas que cada um faça sua parte e incentive (e fiscalize de maneira amigável) o seu próximo.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias::