Brasil, 26 de Março de 2019

+ F O N T E -

Cuidados para evitar a queda de tensão

Cuidados para evitar a queda de tensão

Quando se projeta uma instalação elétrica é preciso considerar a capacidade de corrente elétrica dos condutores, em ampère, uma condição até que bastante conhecida pelo público geral. Entretanto, existe um detalhe que nem sempre quem vai fazer a instalação leva em consideração: a queda de tensão.

Vamos aos fatos. A queda da tensão elétrica faz com que não se tenha na tomada a tensão correta, ou em um ponto de iluminação. Por exemplo, em circuitos longos, se a queda de tensão for muito significativa, pode ocorrer de equipamentos eletrônicos não ligarem, o chuveiro elétrico não aquecer como deveria, luzes ficarem fracas, etc. Isso ocorre devido ao consumo de energia e ao comprimento do condutor, ou seja, comprimento do circuito elétrico. Assim, quanto mais comprido é o circuito, maior a queda de tensão.

Para resolver a questão é necessário utilizar um condutor elétrico de seção maior. Reforçando que em circuitos longos, muitas vezes o fio precisa ter uma seção nominal muito maior para reduzir a queda da tensão. A norma NBR-5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão define que a queda de tensão máxima permitida em um circuito terminal é de 4%.

Na Tabela do Eletricista disponível no site da SIL Fios e Cabos Elétricos (http://www.sil.com.br/pt/eletricista/tabelas.aspx) é possível consultar a forma de fazer o cálculo correto da queda de tensão para os circuitos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::