Brasil, 25 de Abril de 2019

+ F O N T E -

47% Dos Brasileiros São Sedentários Alerta Oms

Aplicativo foi desenvolvido para ajudar a criar hábitos saudáveis

A falta de tempo ainda é o principal motivo para o sedentarismo no Brasil. E esse número só cresce. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 47% da população brasileira acima dos 18 anos é sedentária, mesmo tempo, por ano, 300 mil pessoas morrem no Brasil por doenças associadas à inatividade física. E isso traz más consequências tanto para a saúde, com a probabilidade de desenvolver enfermidades como diabetes, doenças do coração e câncer; como para a qualidade de vida, refletindo em menos disposição para realizar tarefas simples, por exemplo. Tudo isso sem esquecer de como o sedentarismo pode afetar o rendimento no trabalho.

Para mudar esse padrão, não há necessidade de começar a correr de um dia para o outro, ou se matricular em uma academia. Estudos mostram que mudanças simples de hábito podem trazer grandes benefícios à saúde, se feitas com regularidade.

“A gente sabe que incorporar novos hábitos leva tempo, mas a pessoa precisa, em primeiro lugar, estar disposta à mudança. Depois ela deve estar consciente de que essa atitude não deve ser pontual, por um período determinado, mas esta deve ser uma mudança para toda a vida”, afirma Ana Claudia Pinto, médica endocrinologista e diretora de Desenvolvimento de Produtos, da Sharecare, empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada.

Segundo a teoria comportamental dos terapeutas James Prochaska e Di Clemente a mudança de comportamento demanda esforço e tempo e, passa por diferentes níveis de motivação. É o que os especialistas chamaram de estágios motivacionais:

Pré-contemplação - quando o indivíduo não enxerga a necessidade de mudança;

Contemplação – há uma percepção dessa necessidade, mas sem mobilização por parte da pessoa;

Planejamento ou preparação – o indivíduo compreende que precisa mudar e passa a avaliar as possibilidades de ação;

Ação – efetivamente são feitos esforços para mudar o cenário e, finalmente;

Manutenção - considerada a fase mais desafiadoras porque além de avaliar se as atitudes tomadas levaram a uma real transformação, demanda do indivíduo um esforço para não retornar ao antigo padrão.

Para os terapeutas toda e qualquer mudança só acontece quando uma necessidade real leva à tomada de consciência. E não basta apenas querer mudar, é preciso esforço e planejamento. Normalmente, é o que mais acontece também na saúde, só depois do aparecimento de uma enfermidade é que as pessoas procuram mudar seu estilo de vida.

É a partir dessa consciência proativa, que a Plataforma Sharecare, foi desenvolvida. O aplicativo pode colaborar nessa mudança de hábitos. Por meio de uma ferramenta interativa projetada para criar perfis individuais de saúde e facilitar a experiência na busca por informações, o usuário recebe dicas de saúde por e-mail, SMS e na própria plataforma.

A orientação sugerida pelo aplicativo promove a mudança de comportamento, a manutenção dos resultados e esclarece dúvidas sobre saúde e bem-estar. Desta forma, os participantes podem ter apoio constante para realizar suas metas, reconhecendo e atuando sobre os fatores de risco por meio de ferramentas e alertas personalizados. Consequentemente, a melhora da saúde e a redução ou eliminação dos fatores de risco geram uma vida mais saudável e o resultado é traduzido em mais felicidade e aumento da produtividade no trabalho.

A Dra. Ana Claudia Pinto, da Sharecare, acredita que são necessários cerca de dois anos para a pessoa incorporar verdadeiramente novos hábitos. Por isso, a plataforma Sharecare foi baseada em princípios da economia comportamental, para facilitar essas mudanças de forma lúdica e interativa.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Sobre a Sharecare

A Sharecare é uma empresa líder na combinação de saúde digital com gestão de saúde integrada, que oferece soluções para mais de 70 milhões de pessoas em 4 continentes. Com produtos que favorecem a prevenção e coordenação de cuidados em saúde e bem-estar, ela proporciona a cada pessoa o controle e acompanhamento personalizado da sua saúde, de forma dinâmica e fácil. A Sharecare inova constantemente, apresentando tecnologias premiadas, protocolos cientificamente validados e ferramentas de assistência consideradas como as melhores, ajudando provedores de saúde, empregadores e planos de saúde a reduzirem seus custos com saúde de forma ampla e eficaz para toda sua população.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::