Brasil, 18 de Agosto de 2019

Ar condicionado no verão: vantagens e cuidados

• Escrito ou enviado por  Welton Ramos
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Por Mário Sérgio de Almeida

O uso do ar condicionado sempre aumenta no verão, e isso traz diversas discussões sobre prós e contras dessa intensificação. O que primeiramente se pode fazer para garantir mais prós do que contras é ter certeza de que o sistema de ar condicionado foi bem projetado, pensando em diversos aspectos de qualidade energética e do ar.

Um sistema de ar condicionado bem dimensionado, adequado às necessidades de cada ambiente, faz muito mais do que simplesmente resfriar. Apesar de ser esta a sua principal função, o controle de temperatura é apenas uma das características que o ar condicionado possui, como:

Auxilio na prevenção contra insetos - No verão, se intensifica a população de pernilongos, mosquitos e outros insetos em geral, muitas vezes transmissores de doenças graves. Isso se dá por conta do tempo quente e úmido que propicia maior população. Em um ambiente climatizado, o ar condicionado proporciona uma temperatura agradável, que reduz a presença dos insetos no ambiente, e gera o afastamento desses. Além do fato de que com portas e janelas fechadas se reduz a possibilidade da entrada desses insetos dentro do ambiente.

Purificação do ar - Um sistema de ar condicionado bem projetado, e segundo as normas vigentes e adequadas para cada tipo de aplicação, reduz a presença de material particulado no interior dos ambientes. A filtragem adequada reduz a entrada dos poluentes externos, principalmente aquelas geradas pela poluição dos veículos, assim como outros tipos de partículas originadas no ambiente interno. A proliferação de fungos, bactérias e outros alergênicos são inibidos de proliferação pela temperatura dentro dos limites da aplicação para conforto humano.

Dióxido de Carbono - A renovação de ar interior com ar exterior filtrado reduz a presença de dióxido de carbono, gás inerte que de acordo com estudos, quando metabolizado pelos nossos pulmões e em altas concentrações, acima de 1.000ppm (partes por milhão), influencia nos processos cognitivos. A má qualidade do ar relaciona-se com a dificuldade de tomada de decisão. A filtragem possibilitada pelo ar condicionado reduz essa situação, pois permite que haja uma renovação adequada e consequentemente melhora a qualidade do ar interno.

Projetos e manutenção - O dimensionamento de um sistema de ar condicionado passa sempre pela elaboração de um projeto. Na construção de uma residência, seja apartamento ou casa, comércio em geral, shoppings centers, hospitais, laboratórios e outras aplicações, faz-se necessário o desenvolvimento de um projeto. A empresa projetista e o proprietário do empreendimento irão desenvolver a melhor solução de climatização levando em consideração: investimento, eficiência energética, manutenção, vida útil dos equipamentos, e outros quesitos, procurando aquela que melhor se adeque ao perfil de operação da construção. Atenção especial deve ser dada à manutenção para preservação do patrimônio e dos equipamentos. Uma manutenção adequada, segundo as exigências do PMOC irá manter as condições climáticas internas e a qualidade do ar dentro dos parâmetros estabelecidos no projeto.

Sobre a ABRAVA e o DPNC: http://abrava.com.br

A ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento - é uma instituição sem fins lucrativos que congrega e representa empresas nacionais e multinacionais atuantes nas áreas de indústria, comércio e serviços ligados ao mercado AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração). Um dos departamento da instituição é conhecido como DNPC - Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores - que atende a necessidade de reunir e integrar empresas dedicadas exclusivamente à atividade de projetos na área AVAC-R. Seu objetivo é encontrar melhores técnicas, estabelecer parâmetros e alinhar procedimentos para que sempre haja maior garantia de qualidade nos projetos desenvolvidos para o setor. A Associação, como um todo, acaba por defender os interesses da classe, assim como promover boas práticas do meio, sempre prezando pelo respeito ao meio ambiente e ao cliente.

Notícias ::