Brasil, 19 de Agosto de 2019

ABENUTRI prevê crescimento de 20% em 2019 no segmento de suplementos esportivos no país

• Escrito ou enviado por  Vanessa Victoria
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

As empresas de nutrição esportiva faturaram R$ 2,5 bilhões em 2018 e devem chegar à marca de R$ 5 bilhões em 2024

O Brasil é um dos países que mais crescem no segmento de suplementos alimentares. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI), em 2018, só o setor de Sport Nutrition, uma das quatro divisões do mercado (que ainda inclui Wellness, Perda de Peso e Nutrição Cosmética) faturou cerca de R$ 2,5 bilhões, crescendo 15% em relação ao ano anterior e a expectativa é que em 2019 ultrapasse esse índice, registrando crescimento na ordem de 20%, até que se chegue a R$ 5 bilhões em 2024.

“O pico de crescimento do setor de sport nutrition foi em 2012, de 21%. Desde então, houve redução do percentual de crescimento, mas sempre avançamos”, explica o presidente da Abenutri, Marcelo Bella, que também é CEO da Black Skull. Segundo ele, a estimativa dos próximos cinco anos é promissora e se dá devido ao aumento do número de consumidores de suplementos no Brasil.

Ainda, com a nova regulamentação da Anvisa, que teve participação da ABENUTRI e foi aprovada em 2018, criando regras específicas para o setor e contribuindo para o acesso dos consumidores a suplementos alimentares seguros e de qualidade, a estimativa é que a partir de 2024 se tenha um crescimento ainda maior. “São resultados significativos, primeiro pelo cenário interno desfavorável e segundo se comparado aos Estados Unidos, que é o mercado mais forte neste segmento, com crescimento anual em torno de 5%”, diz.

Atualmente, são comercializadas no Brasil mais de 500 marcas pertencentes a 100 empresas, sendo 70% nacionais e 30% importadas, num total de 11 mil pontos de venda. Não falta potencial para a área de suplementos deslanchar no mercado brasileiro. Os Estados Unidos faturam US$ 7 bilhões, ao ano, com mais de 4 mil marcas revendidas em 100 mil pontos de venda. “Isso só atesta o quanto ainda temos para conquistar em relação à suplementação e nutrição esportiva. Temos que conscientizar a população que suplemento esportivo não é esteróide anabolizante. Muito pelo contrário, são produtos seguros e de eficácia comprovada por estudos científicos, com benefícios reais à saúde de atletas e de pessoas que buscam mais qualidade de vida”, defende Bella. O potencial de crescimento é grande, já que de 55 a 60 milhões de pessoas praticam atividades físicas no pais, sendo que 30 milhões estão dentro das 34.500 mil academias pelo país - o que representa 3,97% da população e uma média de 278 pessoas por academia, segundo pesquisas do IHRSA Global Report, entidade internacional do fitness. “Deste público, apenas 10% consome suplementos hoje”, diz o presidente. Segundo relatório do Euromonitor International, no segmento de Sports Nutrition, os produtos à base de proteína são os campeões de venda, com 65%. Em seguida vêm os aminoácidos e energéticos com 15% cada um; e hipercalóricos com 5%.

Já em relação ao perfil do consumidor, Bella explica que 80% são jovens entre 15 e 30 anos, dos quais 80% homens e 20% mulheres das classes de A a D. Quanto aos canais de vendas, 50% são lojas físicas especializadas, 30% farmácias e 20% das compras são feitas pela internet.

Sobre a ABENUTRI

Fundada em 2000, a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (ABENUTRI) reúne as maiores corporações brasileiras voltadas para o segmento da suplementação nutricional, no uso fitness para a aquisição de massa muscular, força, perda de peso ou na busca de um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e balanceada. Entre seus objetivos, está a ampliação de oferta desses produtos, lutar por um mercado mais ético e promover treinamentos, palestras, seminários e congressos relacionados à nutrição e boa saúde. Todos os associados da ABENUTRI comercializam produtos registrados nos órgãos públicos competentes e atendem aos requisitos exigidos pela legislação.

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS