Brasil, 20 de Abril de 2019

+ F O N T E -

A cidade do Alasca que ficará sem ver o sol até o fim de janeiro de 2019

Utqiaġvik, no Círculo Ártico, só não ficará na escuridão completa por causa de um fenômeno chamado crepúsculo civil

Os próximos dois meses serão quase completamente escuros em Utqiaġvik, mas os habitantes da pequena cidade do Alasca, o estado mais ao norte dos Estados Unidos, já estão acostumados com as longas noites. No último domingo de novembro, os pouco mais de 4 mil moradores viram o sol pela última vez até 23 de janeiro do ano que vem, quando ele aparecerá à 1h04 da tarde, segundo as autoridades locais.

Utqiaġvik, conhecida antes como Barrow, não é a única cidade do Alasca privada de luz por longos períodos como esse: o norte do estado se encontra sobre o Círculo Ártico, o anel de latitude que rodeia a gelada região polar ártica.

Assim, cidades como Kaktovik, Point Hope e Anaktuvuk Pass também vão compartilhar a escuridão com Utqiaġvik - que ficou famosa nos EUA pelo fenômeno e criou até pacotes turísticos para que outras pessoas do país pudessem conhecê-lo.

A penumbra prolongada é conhecida no país como "noite polar" e é comum nos lugares localizados dentro dos círculos polares, que costumam passar mais de 24 horas sem sol. A questão é que, em Utqiaġvik, o fenômeno é alongado: são 65 dias sem a luz solar.

Ele acontece todos os anos e a pequena cidade é a primeira a experimentá-lo, por causa de sua localização, no extremo norte. Utqiaġvik é a moradia de uma grande população de indígenas iñupiac e abriga várias estações de investigação climática.

Segundo o site Weather.com, desde "meados de novembro até o final de janeiro, o sol não se eleva sobre o norte do Círculo Ártico devido à inclinação da Terra longe da radiação mais direta do sol". Localizada a 487 quilômetros sobre o Círculo, Utqiaġvik não estará completamente na escuridão durante os próximos meses por causa de outro fenômeno da natureza: o crepúsculo civil.

Ele acontece quando o sol está a seis graus abaixo do horizonte e cria uma pequena iluminação que rompe a escuridão, mas não chega a tornar-se dia. O crepúsculo civil dura seis horas por noite, mas vai diminuir para três horas até o final de dezembro.

Ainda que tudo pareça muito tenebroso, muitas pessoas assinalam que há uma vantagem que também não há em nenhum lugar do mundo: quando chega o verão, a pequena cidade do Alasca vive o fenômeno inverso: os habitantes desfrutam de 80 dias seguidos sem que o sol se ponha.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::

Siga-nos ::