Brasil, 17 de Agosto de 2019

Pesquisa Aponta Que Programa De Formação De Palhaço Para Jovens Dos Doutores Da Alegria Impacta Renda Dos Alunos Em 140%

Iniciativa já ofereceu formação artística profissionalizante para mais de 200 jovens de 17 a 23 anos, em 14 anos de trabalho.

Por meio de pesquisa realizada em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a associação Doutores da Alegria avaliou seu Programa de Formação de Palhaços Para Jovens (PFPJ). A partir da metodologia SROI (Social Return On Investment), o estudo teve foco no impacto sobre os alunos.

Criado há 14 anos, o programa oferece formação artística profissionalizante gratuita para jovens de 17 a 23 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, com foco na autonomia de criação e inserção no mercado de trabalho artístico. Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, já formou mais de 200 jovens, em sua maioria da Capital e da Grande São Paulo.

A iniciativa alinha-se também à nova tarefa institucional da associação, que desde 2016 propõe a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas essenciais para o desenvolvimento do ser humano, assim como a alimentação, a saúde, a moradia e a educação. Com isso, reforça a atuação com políticas públicas em uma perspectiva de construção e garantia de direitos.

RESULTADOS

O estudo sobre o Programa de Formação de Palhaços para Jovens (PFPJ) aponta um incremento de aproximadamente 140% na renda individual dos alunos que concluíram o programa. A média, que era de R$ 868 antes do ingresso no PFPJ, atingiu R$ 2,08 mil após os dois anos e meio de formação.

A parcela de contribuição para a renda familiar total seguiu a mesma tendência: em média, ampliou-se em 145%. Antes, a renda dos contemplados pelo programa equivalia a cerca de 14,9% do orçamento de suas casas; hoje, atinge quase 37%.

Em números absolutos, a análise apontou que a cada R$ 1 investido no programa, R$ 2,61 são gerados em benefícios sociais.

Desta forma, o estudo confirma resultados positivos e relevantes, ratificando o objetivo da organização em formar jovens capazes de superar adversidades e provocar intervenções positivas na sociedade, por meio da arte e da cultura. Mais de 30 intervenções artísticas já foram realizadas por ex-alunos do programa em suas respectivas comunidades de origem.

“Trata-se de uma nova geração de jovens artistas que, eu diria, inventa outra maneira de existir. Eles trazem em sua história as marcas de uma vivência na exclusão social e política, mas talvez este lugar ofereça possibilidades para que criem algo novo para si e para os outros. É nesta busca que escolhem e chancelam seu caminho profissional”, afirma Heraldo Firmino, coordenador artístico do PFPJ.

Em termos de satisfação, 95% dos participantes entrevistados relataram o impacto do Programa em sua formação artística, com ampliação de repertório cultural; 87% detectaram o desenvolvimento da própria sensibilidade, criatividade, autonomia e consciência acerca do próprio potencial; e 85% acreditam ter evoluído em termos de visão crítica sobre a sociedade e o papel social do artista e do palhaço.

A pesquisa aponta ainda amplo reconhecimento por parte dos alunos, pais, professores e mercado de trabalho sobre a qualidade do ensino e poder transformador do programa.

Entre os familiares, por exemplo, a percepção é que a formação trouxe aos alunos uma importante contribuição em termos de responsabilidade e organização, aceitação da própria identidade e personalidade.

Programa de Formação de Palhaço Para Jovens - Com metodologia única e abrangente, dividida em uma carga horária de 2 mil horas-aula, o programa disponibiliza conhecimentos práticos e teóricos para que os jovens possam seguir carreira artística e implementar projetos sociais e culturais nas comunidades onde moram, promovendo acesso à cultura e transformação social. O programa foi vencedor de diversos editais: Profissão Futuro, da Camargo Correa; Pontos de Cultura – Agentes Comunitários de Intervenção Cultural – Governo Federal; Instituto HSBC Solidariedade; Instituto Votorantim e Instituto Wal Mart, além do apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do FIES – Fundo Itaú de Excelência Social. Foi também reconhecido como Tecnologia Social pelo Banco do Brasil.

Escola dos Doutores da Alegria - A Escola Doutores da Alegria tem uma pedagogia própria, em permanente pesquisa de linguagem, que atende a vários públicos, desde curiosos sobre a arte do palhaço até artistas e profissionais de saúde. Desde 2007, oferece cursos diversos que refletem o amadurecimento de uma organização sensível ao caráter democrático da arte e consciente de que a formação é o maior legado para as próximas gerações.

Doutores da Alegria - Doutores da Alegria introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo há mais de 26 anos junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. A partir destas intervenções, a associação compartilha seu conhecimento através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas. Em 2016, Doutores da Alegria se reposiciona e propõe a arte como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de pessoas e empresas.

Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) - O IDIS atua no desenvolvendo de iniciativas proativas e atendendo demandas de apoio técnico de empresas, fundações, institutos e indivíduos. Ambas dependem do estabelecimento de parcerias estabelecidas a partir de valores como aprendizado conjunto, transparência e corresponsabilidade. Sediado em São Paulo, o IDIS conta com uma equipe técnica qualificada e experiente.

Notícias ::