Brasil, 19 de Julho de 2019

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Assembléia da Abraceel aprova Comitê de Ética, Conduta e Compliance

Objetivo da entidade é aumentar transparência e padronizar procedimentos para assegurar lisura

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) acaba de aprovar em assembleia a criação do Comitê de Ética, Conduta e Compliance. O objetivo da entidade é aumentar o nível de transparência e normatizar os procedimentos.

Com quase duas décadas de atuação, a Abraceel é uma das poucas entidades de classe com eleições diretas para o Conselho de Administração, em que cada associado tem o mesmo peso na votação, com voto unitário. A associação também conta com pesquisa anual para medir o nível de satisfação dos seus membros, bem como realiza anualmente um planejamento estratégico conjunto com os representantes de todas as empresas associadas, quando são definidas as linhas de atuação da Diretoria-Executiva.

“Mesmo assim, como atuamos na esfera pública, acreditamos que deveríamos ter uma política formal de compliance”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. Das 240 empresas de comercialização que atuam no Brasil, 97 são associadas da entidade, e representam 80% do consumo de energia da indústria brasileira. “Os dados mostram a relevância e a responsabilidade do nosso setor com a sociedade brasileira. Não fazemos lobby para repassar custo ao consumidor de energia ou defender subsídios e privilégios, mas para melhorar a vida das pessoas, daí a importância da transparência em tudo que defendemos”, complementa.

Como base das ações, a Abraceel desenvolveu seu Código de Ética, Conduta e Compliance. O objetivo é reforçar e evidenciar os valores da entidade, bem como dos princípios que conduzem as suas ações, além de se adequar ao projeto de lei que regulamenta a atividade do lobby (PL 1.202/2007). Quatro são as palavras-chave: respeito, sustentabilidade, transparência e prestação de contas.

Sobre a Abraceel
Fundada em 2000, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores e conta com 97 empresas participantes. Essas empresas são responsáveis por 91% do volume de energia negociado pelas comercializadoras. O mercado livre atualmente atende 5.611 consumidores livres e especiais, que estão entre os maiores do País e são responsáveis por aproximadamente 80% do consumo industrial brasileiro.

Notícias ::