Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Confira sete dicas de acessibilidade para adequar sua casa e evitar acidentes domésticos

Nos setores da construção civil e arquitetura, muito se tem falado sobre acessibilidade.

Questão que ainda falta no meio urbano, residências e ambientes comerciais, dificultando o dia a dia de pessoas que possuem alguma limitação. A adequação dessas áreas procura eliminar todas as barreiras existentes no acesso, modernizar o lugar e incluir cada vez mais as pessoas no convívio social. Nesse mês (3/12) é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que reforça ainda mais a importância da implantação de sistemas acessíveis de locomoção, já que o uso de adaptações é frequente. Pessoas com alguma limitação temporária, crianças, idosos e gestantes, também podem necessitar de acessibilidade para garantir segurança e bem-estar. Um bom projeto de acessibilidade adequa a residência, oferece inclusão social e evita possíveis acidentes domésticos.

“O principal fator que deve ser avaliado ao escolher um equipamento para acessibilidade é, além da qualidade, o peso que o produto suporta, na sua dimensão e posicionamento. Outros critérios de acessibilidade estão detalhados na Norma Brasileira ABNT NBR 9050”, informa o gerente Industrial Arilson Decarlos, da Censi Sistemas Hidrossanitários. O especialista ainda traz sete dicas para aperfeiçoar a adaptação da sua residência:

1. Barra de apoio articulável: esse produto oferece articulação da barra, por isso é ideal para uso em ambientes menores. Quartos com pouco espaço ou banheiros que não possuem paredes nas laterais do vaso sanitário. Conforme as normas da ABNT, a barra de apoio deve ser feita com aço inoxidável e suportar uma força de até 150 quilos.

2. Barra de apoio fixa: é importante para garantir a segurança e autonomia de deficientes, idosos ou pessoas que estão passando por alguma reabilitação que dificulte a locomoção. Deve ter proteção contra oxidação, evitando que se enfraqueça e não suporte o peso com o tempo de uso.

3. Acionador para caixa acoplada: existem no mercado modelos de acionadores salientes para o vaso sanitário, que proporcionam maior facilidade para acionar a descarga. Além disso, é 90% mais leve que os acionadores convencionais. Ideal para pessoas com deficiência, idosos e crianças.

4. Tapetes: para o banheiro, é ideal investir em um tapete emborrachado. Na hora do banho é normal o piso ficar liso, nesse momento o produto proporciona maior estabilidade e segurança. No resto da casa, tapetes decorativos podem ser evitados, já que na maioria das vezes são feitos com materiais escorregadios e podem ser perigosos até para quem não possui nenhuma necessidade especial.

5. Portas e pisos: é indicado que as portas das residências sigam o padrão de 80 cm de largura. Além disso, o ideal é optar por maçanetas alavancadas, facilitando a abertura. Para garantir maior segurança, certifique-se também se os pisos da casa apresentam superfície regular, contínua e antiderrapante. Outra dica bacana para a porta, principalmente se houver um degrau, é diferenciar a entrada com uma faixa de piso diferente ou uma peça de granito.

6. Espaço: para garantir que o portador de deficiência ou o idoso tenham mais mobilidade e independência na casa, é importante disponibilizar um espaço maior. Se você planeja construir ou reformar uma residência, já coloque no planejamento uma maneira de utilizar melhor a área total do lugar. Também é válido lembrar que pessoas que utilizam cadeira de rodas precisam de um espaço amplo para se locomover.

7. Iluminação: um bom projeto de iluminação também é importante para garantir a acessibilidade da residência. Invista em lâmpadas mais fortes para clarear o ambiente e facilitar a visão das pessoas para conseguir perceber objetos no caminho. Interruptores devem ser instalados próximos a cama, entradas de cômodos e no alcance de todos os moradores.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo