Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Cultivo de orquídeas mobiliza estudantes em dia de campo

Visita técnica ao Orquidário Aurora, em Taciba, também envolve professores de Ciências Biológicas e Agronomia

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia (graduação e pós) participaram do 1º Dia de campo sobre cultivo de orquídeas, nesta quinta-feira (6) em visita técnica ao Orquidário Aurora, em Taciba. Foi uma oportunidade de colocar em prática teoria, aplicada na disciplina de Sistemática Vegetal, sobre classificação de grupos vegetais.

A atividade de extensão proporcionou contato prático com a diversidade do maior grupo de plantas angiospermas (sementes protegidas pelas flores ou frutos) com mais de 25 mil espécies, das quais 12% estão presentes no Brasil. Mesmo sendo plantas de elevado valor comercial, estão ameaçadas de extinção.

Conforme o professor Dr. Silvério Takao Hosomi o risco de total desaparecimento das orquídeas tem pelo menos dois motivos: coletas irregulares nas florestas e declínio dos seus habitats, por causa dos desmatamentos e das consequências do aquecimento global, com o aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da terra.

Os alunos puderam aprender técnicas de polinização de orquídeas; exercitar princípios básicos de identificação; compreender aspectos morfo-fisiológicos específicos deste grupo de plantas; e conhecer técnicas de hibridação, de aclimatação e de controle de pragas referentes ao grupo.

Hosomi articulou o grupo, enquanto os pesquisadores vinculados à Unoeste doutores Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio, donos do orquidário, recepcionaram os alunos, ofereceram instruções sobre a estrutura do local, conduziram as atividades, incluindo orientações sobre controle de pragas e doenças.

Foram trabalhadas técnicas de polinização e aclimatização, com os envolvimentos das biólogas doutorandas em Agronomia, Milena Cristina Moraes e Jéssica Fontes Fileti. A também doutoranda Viviane Cacefo, que pesquisa na área de genética e fisiologia, disse que o dia de campo foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos.

De acordo coma Hosomi, a principal importância para os estudantes de agronomia esteve voltada à produção e melhoramento de plantas ornamentais, enquanto que para os de biologia foi em relação à diversidade e conservação. A atividade envolveu a mobilização do Grupo de Pesquisa e Extensão em Orquídeas.

Para janeiro está previsto o 1º Dia de Laboratório, com as atividades relacionadas à produção de sementes. Machado Neto e Ceci são especialistas em orquídeas, iniciadas por ele como uma paixão aos 16 anos de idade, sendo que no campo da produção científica ganharam projeção internacional.

O casal mantém vínculo com o Millennium Seed Bank Project, o projeto global de armazenamento de sementes com a finalidade de preservação da biodiversidade mundial. Os pesquisadores já desenvolveram estudos no Kew Royal Botanic Gardens, na Inglaterra.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo