Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

CPFL Piratininga investe R$ 5,1 milhões em projetos de eficiência energética em prédios públicos, comércios e indústria

Distribuidora selecionou nove projetos da Chamada Pública de Projetos 2018 do Programa de Eficiência Energética, que trarão economia equivale ao consumo de 722 famílias

A CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia que atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, selecionou nove projetos de eficiência energética no âmbito da Chamada Pública de Projetos 2018. Ao todo, a Empresa irá destinar R$ 5,1 milhões em investimentos em iniciativas de eficientização do consumo de energia elétrica de clientes comerciais, poder público, industrial e residencial de cidades como Sorocaba, Jundiaí, Salto, São Roque e Santos.

A expectativa é que os projetos proporcionem uma economia anual de 1,733 mil MWh de energia, equivalente ao consumo anual de 722 famílias. Além de contribuir para maior conscientização do uso eficiente e seguro da energia e reduzir a conta de luz dos clientes contemplados, a iniciativa também beneficia o meio ambiente. A previsão é que os projetos evitem a emissão de 161,25 toneladas de gás carbônico (CO2) à atmosfera, equivalente ao plantio de 968 árvores.

A Chamada Pública de Projetos 2018 da CPFL Piratininga é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entre os contemplados no projeto estão a ETEC Rubens de Faria e Souza, em Sorocaba, os campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Salto e São Roque e um fabricante de autopeças.

Investimento por tipo de cliente

Na Chamada Pública de Projetos 2018, a CPFL Piratininga selecionou quatro projetos de consumidores da classe comercial. Ao todo, essas iniciativas consumirão R$ 1,9 milhão em investimentos e devem trazer uma economia de 745,08 MWh. A emissão evitada é estimada em 69,29 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 416 árvores. Na classe Industrial, um projeto foi selecionado, e o investimento será de R$ 1,3 milhão. A iniciativa deve gerar uma economia de 488,97 MWh, evitando a emissão de 45,48 toneladas de CO2 (273 árvores).

Na categoria residencial, uma iniciativa foi aprovada, a qual alcançará um investimento de R$ 754 mil. Gerará, por si só, uma economia de 124,46 MWh e evitará a emissão de 11,58 toneladas de CO2 (69 árvores). Para o Poder Público, classe que teve três projetos selecionados, e serão aplicados R$ 1,1 milhão pela CPFL Piratininga, alcançando um total de economia no consumo de energia elétrica de 375,35 MWh. As iniciativas contribuirão para evitar a emissão de 34,91 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 210 árvores. Os detalhes da Chamada Pública de Projetos da empresa podem ser vistos na tabela abaixo:

“O Programa de Eficiência Energética, por financiar 100% do investimento para o cliente, é uma grande vantagem para os participantes, já que proporciona uma redução na conta de luz sem a necessidade de desembolso de recursos próprios. Além disso, estimula empresas e órgãos públicos a desenvolver uma relação mais consciente com o consumo de energia”, afirma o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Chamada Pública de Projetos 2018 do Programa de Eficiência Energética

As cinco distribuidoras da CPFL Energia realizaram a Chamada Pública de Projetos 2018. Ao todo, a CPFL Paulista (SP), a CPFL Piratininga (SP), a CPFL Santa Cruz (SP), a RGE (RS) e a RGE Sul (SP) irão investir R$ 26,1 milhões em 38 projetos nas classes industrial, residencial, comercial, poder público e iluminação pública.

Entre os projetos que puderam ser submetidos no âmbito da Chamada Pública de Projetos 2018 estão a troca de equipamentos por modelos mais eficientes, modernização de sistemas motrizes, instalação de aquecedores solares, colocação de sistemas fotovoltaicos, modernização de sistemas de iluminação e refrigeração, entre outros.

As distribuidoras do Grupo realizaram a análise dos projetos apresentados em quatro fases: documental (análise dos documentos solicitados), técnica (avaliação da viabilidade do projeto), compliance (avaliação do cliente sob a ótica das leis anticorrupção) e ranking (pontuação e classificação dos projetos). O resultado da Chamada Pública de Projetos 2018 foi publicado no site da CPFL (http://www.cpfl.com.br/​) e, em seguida, serão assinados os contratos com os clientes que elaboraram os projetos aprovados.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,5 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais e lidera a comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte, por meio do Instituto CPFL.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::