Brasil, 16 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Homem acusado de matar cachorro no Carrefour não era segurança e nem vigilante, diz entidade

Caso denota perigos da troca de profissionais de vigilância - como forma de reduzir custos - por pessoas despreparadas

Após a grande repercussão do caso em que um cachorro foi morto por um segurança do Carrefour Osasco, diretores da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Vigilância (CNTV) - entre eles Amaro Pereira - estiveram na loja para apurar se, de fato, o crime teria sido praticado por um profissional da segurança privada.

De acordo com ele, que é também presidente do Sindicato dos Vigilantes de Barueri, o homem acusado do crime não é vigilante ou segurança da loja, mas um indivíduo contratado para realizar atividades de portaria, vinculado a uma empresa terceirizada.

As informações coletadas dizem que o homem trabalhava no Carrefour há apenas 20 dias e teria atendido ordens ilegais de superiores. Diante da constatação, Amaro chama a atenção para o risco ao qual empresas ficam expostas quando – para reduzir custos – contratam pessoas que não estão preparadas para exercer uma função. “A formação do profissional da segurança privada obedece a um currículo fixado pela Polícia Federal que inclui, entre outras, matérias sobre noções de Direitos Humanos, gerenciamento de crise e noções de Direito”, diz.

“Seu trabalho cotidiano é zelar pela vida, pela dignidade de pessoas, pelo meio ambiente e todo o ser vivo. Além disso, o vigilante é submetido a um curso de atualização/reciclagem a cada dois anos, onde também deve comprovar sua idoneidade moral e criminal, além de sua capacitação psicológica”, continua.

Amaro destaca que o Carrefour utiliza na unidade de Osasco os serviços de apenas um vigilante por turno de trabalho, que realiza ronda motorizada no estacionamento da loja e que não teve nenhum envolvimento com o episódio. “O problema é que a sociedade não está preparada para distinguir. Temos a informação que depois desse episódio profissionais de segurança em diversas lojas passaram a ser hostilizados”, lamenta.

Segundo ele, infelizmente, este não é o primeiro incidente em que pessoas despreparadas são contratadas para ocupar o lugar de um profissional da segurança privada e cometem crimes. “Lembremos há alguns anos a tragédia da boate Kiss, em que pessoas despreparadas estavam ocupando funções para a qual não estavam habilitadas e deu no que deu”, pontua. “São situações sérias. É muito grave e precisamos estar atentos”, enfatiza.

No caso do Carrefour Osasco, Amaro diz que os profissionais da segurança privada também se indignaram com o crime, repudiam todo tipo de violência e são solidários à causa animal.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::