Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Conheça práticas adotadas para o bem-estar dos funcionários pelas melhores empresas para trabalhar em Santa Catarina

Ranking GPTW estadual foi divulgado na última terça-feira e elencou os 40 negócios com melhores ações de gestão de pessoas em SC

Na noite da última terça-feira, 04, o instituto Great Place to Work (GPTW), que elenca as melhores empresas para trabalhar, divulgou a lista das companhias com melhores práticas de gestão de pessoas de Santa Catarina. Levando em consideração a opinião de quem trabalha nesses lugares, é realizada uma pesquisa e a posição de cada empresa é determinada com base nos relatos dos colaboradores sobre o ambiente e as estratégias de gestão de pessoas. A lista é dividida em três categorias: grandes, médias e pequenas empresas. A ganhadoras foram, respectivamente, a Viacred, Involves e Valorem.

Para participar da disputa, os negócios precisam ter no mínimo 30 funcionários e terem CNPJ registrado no estado. Ao todo, 82 empresas se cadastraram para o prêmio este ano — o que engloba mais de 65 mil funcionários — e 40 foram selecionadas como destaque. Destas, 10 são de grande porte - empregam a partir de mil pessoas -, 20 de médio - com até 999 colaboradores -, e 10 de pequeno — com 30 a 99 empregados.

Conheça ações de gestão de pessoas praticadas por algumas das empresas que foram destaque no ranking GPTW.

Colaborador em primeiro lugar

A Involves ficou em primeiro lugar no ranking estadual entre as médias empresas e foi a catarinense melhor colocada no ranking nacional. A empresa, que desenvolve o Agile Promoter, software para gestão de trade marketing, foi elencada como destaque pelo terceiro ano consecutivo no GPTW. Um dos motivos da evidência é a importância que a empresa dá aos seus colaboradores. Para estimular o bem-estar e o engajamento foi criado o programa de Involvimento, que agrega benefícios para a qualidade de vida dos colaboradores, como massagem, yoga e pilates. Ana Paula Panichi, psicóloga da empresa, enfatiza que a opinião dos Involvidos, como os colaboradores são chamados, é levada em consideração na continuidade e implementação de novas práticas, por isso, a empresa tem um ambiente de trabalho agradável para seus funcionários. “Dar espaço para todas as opiniões e pontos de vista é um dos grandes triunfos da gestão horizontal que praticamos na Involves. Há uma grande proximidade entre líderes, diretores e People Experience”, explica Ana Paula.

Ouvidos abertos

Na Cheesecake Labs, destaque entre as pequenas catarinenses no ranking pelo segundo ano consecutivo, a prática de entender o perfil de cada colaborador também é fonte de destaque. Na empresa, que desenvolve aplicativos web e mobile com parceiros do Vale do Silício, algumas práticas de gestão de pessoas são um ambiente criativo, pet friendly, aulas de inglês, yoga e iniciativas para o bem-estar e engajamento. Caroline Schmitz, diretora de gestão de pessoas, enfatiza que um dos destaques da empresa é que os benefícios são pensados para cada perfil de colaborador. “Os funcionários mais juniores focam em benefícios mais imediatos e líquidos, e profissionais mais seniores, pelo andamento da carreira e da vida pessoal, buscam por benefícios de longo prazo e estendidos aos dependentes. Olhando para este cenário, lançamos o plano de benefícios flexíveis, que permite uma personalização, sendo o próprio caker — como são chamados os colaboradores da empresa — quem define, dentro de um ranking de possibilidades, os benefícios que melhor o atende”, explica Caroline.

Foco na saúde

Entre as iniciativas diferenciadas em prol do bem-estar das equipe feitas pela Softplan, destaque entre as grandes empresas no ranking, está a implantação de um ambulatório próprio na sede, em Florianópolis, para facilitar o acesso da equipe aos profissionais de saúde. A empresa também tem um programa próprio de estímulo à alimentação saudável e grupos de corrida e bike, organizados pelos próprios colaboradores. Além disso, toda a estrutura da atual sede da Softplan em Florianópolis, inaugurada há dois anos, foi pensada para manter a equipe motivada e inspirada, assemelhando-se a empresas reconhecidas globalmente por seus espaços, mobiliários corporativos e ações inovadoras para recursos humanos. Em setembro deste ano, a Softplan concluiu uma pesquisa sobre o perfil de saúde dos colaboradores, a fim de traçar prioridades nas ações para deixar o time mais saudável.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::