Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Jacarezinho ganha coleta seletiva de resíduos sólidos

A medida irá contribuir para o controle permanente do Aedes aegypti

A cidade de Jacarezinho, no Paraná, tem adotado diversas medidas no combate ao Aedes aegypti. O município, que é um dos mais afetados pelo problema no estado, agora ganha mais uma inciativa que contribuirá para o controle permanente do risco de epidemias de dengue. A partir desta sexta-feira (7) a coleta seletiva de lixo passará a ser feita em diversos bairros.

A ação é da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da empresa Forrest Brasil Tecnologia Ltda; que já é conhecida dos moradores da região por realizar trabalhos para combater a proliferação do inseto transmissor do vírus da dengue. “A Forrest tem como principal objetivo colaborar com as autoridades locais na implementação de medidas a curto, médio e longo prazo que culminem em um controle perene e sustentável do mosquito Aedes aegypti”, ressalta o coordenador científico da Forrest Emerson Soares Bernardes.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Alberto Lopes, Jacarezinho gera atualmente 25 toneladas de lixo por mês e todo esse lixo vai para aterro sanitário. “Com a coleta seletiva, estimamos que incialmente pelo menos 30% desse resíduo será reciclado, reduzindo assim o impacto ambiental. A população já está mobilizada e quer contribuir, o que faltava era organizar esse processo. Com essa coleta, tenho certeza de que os moradores de Jacarezinho irão participar ativamente na separação adequada do resíduo gerado. Todos têm um papel fundamental no descarte seletivo.” Lopes destaca ainda que a iniciativa irá gerar renda e emprego para cooperativas de recicladores.

Para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva, a Forrest tem realizado um mutirão, em parceria com o Rotary Club, Interact Club, Compracam e as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Saúde. “Mais de 200 residências já foram visitadas. Nessa abordagem, explicamos como funcionará a coleta seletiva e orientamos sobre a separação dos resíduos sólidos. Também entregamos panfletos com essas informações e um imã de geladeira com todo o cronograma do caminhão de coleta, especificando dias, horários e bairros”, explica o biólogo e gerente operacional da Forrest Rodrigo de Oliveira.

O secretário municipal da Saúde Marcelo Nascimento Silva afirmou que esse é um trabalho muito significativo para a cidade, pois “a redução do acúmulo de resíduos sólidos irá impactar positivamente para reduzir dois problemas de saúde enfrentados atualmente, a proliferação do mosquito da dengue e do escorpião”.

Confira o cronograma da coleta seletiva

O que é reciclável?

Todo o resíduo descartado que pode retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais é reciclável. Entre eles estão: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, garrafas PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

Confira quais materiais devem ser reciclados

Como separar o resíduo doméstico?

- Não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes).

- Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.

- Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

- Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

- Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou coloque em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Sobre a Forrest Innovations

A Forrest Innovations é uma empresa multinacional de biotecnologia avançada, com foco no desenvolvimento de soluções para combater os mosquitos vetores de patógenos causadores de doenças de grande impacto para a saúde pública, tais como dengue, febre amarela urbana, chikungunya e zika. A empresa utiliza a “Técnica do Inseto Estéril”, cujo princípio é realizar solturas massivas de versões estéreis de mosquitos machos, que irão promover, gradativamente, a redução da população de mosquitos locais. O grande diferencial da Forrest é a utilização de uma plataforma ecológica baseada em três pilares: (1) o mosquito Aedes aegypti macho estéril não é, e nem envolve o uso de organismos geneticamente modificados; (2) os mosquitos machos estéreis são produzidos a partir da cepa selvagem de Aedes aegypti coletada na própria região a ser tratada, ou seja, não é introduzida uma cepa nova de mosquitos na cidade; (3) o uso de laboratórios móveis, que garantem flexibilidade, rapidez, eficiência e logística necessárias para a produção em massa de mosquitos a serem liberados. A Forrest mantém sítios operacionais estabelecidos em três países: Israel, EUA e Brasil. A filial brasileira (Forrest Brasil Tecnologia Ltda.) conta com infraestrutura de laboratórios e escritórios localizados estrategicamente na proximidade de áreas com altos índices de infestações do mosquito Aedes aegypti. Mais informações no site http://www.forrestinnovations.com


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo