Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Novo empreendimento atualiza arquitetura de residenciais verticais no Sudoeste

Pronto para morar, o Sonnata Residencial, da Elmo Incorporações, traz projeto alinhado às novas tendências de estilo de vida contemporâneo. Fachada com pele de vidro, alumínio e granito também se destaca no conjunto arquitetônico do bairro, um dos mais valorizados do DF.

Revelar novidades em arquitetura para Brasília, uma cidade que nasceu sob o signo da modernidade por meio dos traços visionários do urbanista Oscar Niemeyer, é um grande desafio. Um exemplo disso é o Setor Sudoeste, um bairro essencialmente residencial, mas com um diversificado e consolidado comércio, além de quadras mistas, que traz a ousadia do traçado típico do urbanismo da capital federal, mas que há quase dez anos não recebia novos prédios em sua vizinhança.

O bairro recebeu recentemente o Sonnata Residencial, empreendimento de altíssimo padrão da Elmo Incorporações, que traz em seu projeto uma arquitetura moderna e arrojada, além de vários diferenciais tecnológicos em relação a seus empreendimentos vizinhos, como tomadas USB nos apartamentos, fechadura touchscreen na porta principal e preparação para a automação de equipamentos como ar-condicionado, som, TV, iluminação e persianas.

Localizado na SQSW 301, em frente ao Bosque do Sudoeste, o edifício apresenta uma fachada imponente, composta por pele de vidro, granito e alumínio. De acordo com o arquiteto e urbanista Rogério Markiewicz, responsável pelo projeto de arquitetura do Sonnata, o empreendimento foi pensado para oferecer conforto, comodidade, lazer e sofisticação. “É uma região que há dez anos não tinha um novo edifício, por este motivo, tanto o projeto arquitetônico, quanto tecnológico trazem o futuro para o bairro”, destaca o arquiteto.

Markiewicz acrescenta ainda que o projeto buscou conversar com as novas gerações e trazer leveza e movimento para a vista do edifício. Ainda segundo ele, a nobreza dos materiais utilizados na edificação fazem com que o empreendimento se destaque no conjunto arquitetônico do Sudoeste. “Trouxemos uma fachada que atualiza a tipologia do Plano Piloto”, pontua o arquiteto.

Lazer

A atualização trazida pelo Sonnata Residencial está presente também em sua área de lazer, que contará com muitos itens que não são encontrados em outros empreendimentos do bairro. Além dos tradicionais salão de festa e sala de jogos climatizados, o prédio terá piscina com raia, brinquedoteca, dois espaços gourmet, spa ao ar livre com banheira de hidromassagem e uma moderna academia, equipada com aparelhos LifeFitness - uma das marcas mais conceituadas em equipamentos de ginástica.

Para aproveitar as ciclovias, que são uma das marcas registradas do Sudoeste, condomínio oferecerá o sistema de bike sharing (bicicletas compartilhadas) para os moradores. Serão dez unidades que os moradores poderão utilizar para se locomover pela região, sem a necessidade de tirar o carro da garagem.

Elevado IDH

Com um elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) regional, o Setor Sudoeste é considerado um dos bairros mais valorizados de Brasília, de acordo com a Associação de empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI-DF). A região, em 2015, já chegou a ter o metro quadrado mais caro do Entorno de Brasília. De acordo com levantamento da da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), 48% da população do bairro tem ensino superior completo e 18%, pós-graduação.

Criado em 2003, a partir da RA [Região Administrativa] XI Cruzeiro, o Sudoeste possui uma população de mais de 52.700 moradores, da qual mais da metade (53%) trabalha no funcionalismo público, segundo o estudo da Codeplan. Ainda de acordo com a pesquisa, existem na região 8,34 mil aposentados.

O comércio é hoje um dos mais diversificados do DF, com uma enorme variedade de opções em panificadoras, restaurantes, supermercados e estabelecimentos prestadores de serviços como bancos e academias. O setor abriga ainda o Hospital das Forças Armadas e a sede do Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet.

Patrimônio

O bairro faz parte da área de Brasília tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Suas ciclovias interligam diversas áreas verdes, que possuem quadras poliesportivas. A região conta ainda com uma das principais áreas de lazer do Distrito Federal, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, ponto de encontro de grupos de ciclistas e praticantes de diversos esportes.

A região, predominantemente residencial, destina-se à moradia para a população de alto e médio poder aquisitivo. Segundo a Codeplan, na região, a totalidade das construções é permanente; 73,97% dos domicílios são apartamentos e 24,81% são quitinetes/estúdio. Não existem casas na região. Compõem a morfologia da região administrativa edifícios residenciais com gabarito de seis e três andares, quitinetes, área destinadas a comércio local, shopping center, escolas de ensino fundamental e médio e equipamentos de atenção à saúde.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::