Brasil, 12 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Estudantes de Goiânia criam filtro de água para população de baixa renda

Projeto do Colégio Marista foi apresentado nesta terça-feira (4)

Alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia criaram um protótipo de filtro caseiro de água de custo reduzido para atender à população de baixa renda. Com o objetivo de ajudar as pessoas a terem acesso à água de qualidade por um valor acessível, os estudantes fizeram testes com materiais de vários tipos e reavaliaram os gastos até conseguirem um produto que atendesse à necessidade das pessoas mais carentes.

O produto foi apresentado nesta terça-feira (4), no anfiteatro do Colégio Marista. Consiste em um filtro feito de carvão ativado, areia grossa e fina, feltro e uma garrafa pet, que custa R$ 22,60. Hoje, para ter aceso à água potável, a população goiana paga uma taxa de R$ 5,02 por mil litros de água. Esse valor é considerado o mais caro do País, sendo quase 50% maior do que a média registrada no Brasil. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vinculado ao Ministério das Cidades. Sem contar que um galão contendo 20 litros de água mineral custa cerca de R$ 10.

Segundo a coordenadora do Ensino Médio do Colégio, Maria Cristina de Castro Borges Campos, as etapas de construção do filtro foram apresentadas em um vídeo, veiculado no YouTube e em outras mídias sociais. Para assistir basta clicar em https://youtu.be/qBX3GCMbRYA.

O trabalho integra o Hub Marista, projeto que promove experiências de aprendizagem voltadas às quatro áreas do conhecimento (ciências humanas, linguagens e códigos, ciências da natureza e matemática) por meio de metodologia que exige do estudante uma participação ativa no processo de aprendizagem (PBL Problem Based Learning, Design Thinking e outras).

Consciência hídrica

Outro trabalho apresentado nesta terça foi um site, também desenvolvido por alunos do Ensino Médio do Colégio Marista Goiânia, contendo informações sobre questões que envolvem a água, sugestões de mudanças de hábito e curiosidades expostas por meio de músicas, vídeos e jogos.

O objetivo do trabalho é conscientizar as pessoas sobre o uso consciente da água e sua importância para a vida. Para saber mais, acesse https://hubmatematica.wixsite.com/marista.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::