Brasil, 14 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Então é Natal! E o que você fez para aumentar a eficiência logística?

*Por Fabrício Santos

Estamos próximos do Natal, o período mais rentável do varejo. Nesta época, o faturamento varejista atinge patamares mais altos, e para 2018 os números apontam um crescimento nas vendas de 2,3% em relação a 2017, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).
Mesmo diante de uma taxa de crescimento menor do que a registrada em 2017, que foi de 3,9%, o brasileiro não passa batido no Natal e sempre compra suas famosas lembrancinhas, independentemente de estar em tempos de aperto financeiro.
No entanto, o sucesso do faturamento depende diretamente da preparação das empresas para atenderem às expectativas dos consumidores. Neste aspecto, o setor logístico é bastante mobilizado por ser considerado o termômetro que mede a eficiência da companhia, desde a expedição até a entrega da mercadoria.
É fato que todos os elos do varejo vivem um presente sensível, em especial a categoria dos distribuidores. O ano foi marcado por um emaranhado de situações atípicas, que nunca foram vivenciadas antes com tanta força no Brasil, como a paralisação dos caminhoneiros, em maio; o aumento do dólar; as altas no preço dos combustíveis e da energia elétrica, que atingem tanto o orçamento mais apertado do cliente, quanto dos comerciantes, impactados igualmente com essas tarifas. Tudo isso deixa o consumidor mais cauteloso.

Para vencer as limitações destas barreiras, lamentar não é a saída. Os desafios foram lançados e resta às empresas agirem. Afinal, em maior ou menor proporção, as vendas natalinas sempre giram de alguma maneira o capital dos comerciantes e esse milagre econômico acontece uma vez por ano. Não se pode bobear! Organização é a palavra de ordem! É preciso ter pessoas preparadas e ferramentas disponíveis para a eficiência logística acontecer e não comprometer a entrega da mercadoria.
Por isso, aderir à Tecnologia da Informação dentro da cadeia de suprimentos é uma ação indispensável a fim de otimizar o processo logístico.Cada vez mais, o mercado exige agilidade e precisão nos dados da venda e, quanto maior a rapidez, maiores serão as chances de se realizar entregas mais efetivas e organizadas nesta época do ano. Centralizar as informações em um dispositivo móvel, seja ele tablet ou celular, garante mais eficiência na logística, bem como minimiza possíveis erros humanos e situações inesperadas. Sem contar nos ganhos em produtividade, na maior confiabilidade dos dados e na redução de custos, entre outros benefícios.
E para potencializar a entrega, planejar o roteiro que o motorista irá percorrer através do uso de roteirizadores é uma opção prática para melhorar o processo. Este tipo de tecnologia monta automaticamente a melhor rota para atender os clientes selecionados, com custo reduzido e com tempo menor, buscando equilíbrio entre preço e serviço. Ademais, gasta-se menos combustível e o motorista fica mais produtivo.
Dinamize o planejamento das entregas ou coloque este item na agenda de prioridades para 2019. E quem já aderiu tem tudo para ter um Natal melhor, com uma entrega perfeita, econômica sem esquecer de gerar empatia e credibilidade aos seus clientes mesmo frente a um ano desafiador
Nunca é demais lembrar: logística é um custo e deve ser controlado e reduzido. Boas entregas!

*Fabrício Santos é gestor de oferta logística na Máxima Sistemas, companhia de soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade e logística para o setor atacado distribuidor.

Sobre a Máxima Sistemas

A Máxima Sistemas desenvolve soluções móveis de gestão para força de vendas, trade de marketing e logística do segmento atacadista distribuidor. Líder em sua área de atuação com mais de 35 mil usuários e mais de mil clientes ativos em todo o território nacional, a empresa está presente em 35% dos maiores atacadistas distribuidores do Brasil, conforme dados do último Ranking ABAD/Nielsen.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::